Divulgação

OPEU encerra 2023 com mais de 200 publicações, participação em congressos e mais pós-graduandos

Crédito da arte: Natália Constantino, pesquisadora colaboradora do INCT-INEU/OPEU

Relatório OPEU_Janeiro Dezembro 2023

Por Tatiana Teixeira, com Augusto Scapini, Carla Morena, Carolina Weber e Lucas Barbosa, nas redes sociais* [Divulgação]

2023 foi um grande ano para o OPEU. Fomos premiados, participamos de congressos nacionais e internacionais, nossos colaboradores publicaram em diferentes periódicos e organizamos uma palestra sobre desinformação e verificação digital. Igualmente importante, mantivemos um ritmo constante de publicações na nossa página institucional e fizemos atualizações diárias nas nossas redes sociais. Ao todo, foram 215 publicações no site do Observatório no ano que passou.

Na categoria de textos originais, tivemos: 24 Clippings, 6 Documentos, 3 Estudos e Análises, 93 Informes OPEU, 6 OPEU Entrevista, 8 Panoramas EUA e 4 Resenhas OPEU. E também colaboramos na divulgação de programas e plataformas de difusão científica, assim como de pesquisadores, ligados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) e mesmo fora da nossa rede. Nesse sentido, foram 29 Diálogos INEU, programa produzido pela professora e pós-doutoranda Neusa Maria Bojikian (UNICAMP), junto com a editora de audiovisual do INCT-INEU/OPEU, Tatiana Carlotti; 15 textos de Divulgação; 15 análises do site Latino Observatory, coordenado pelos professores Marcos Cordeiro Pires e Thaís Lacerda; e outros 12 na seção de Republicação, trazendo conteúdo de veículos e autores diversos.

Parte da Equipe OPEU no encontro de fim de ano, em dez. 2023 (Arquivo pessoal)

Equipe maior e com mais pós-graduandos

Também celebramos que o OPEU — com uma dinâmica de trabalho que prioriza a autonomia, a criatividade e o senso de pertencimento e de comunidade entre seus integrantes, e com publicações de qualidade e alcance já reconhecidos entre os pares — desperte cada vez mais interesse. Assim, 2023 foi mais um ano em que ganhamos novos membros.

Entre graduandos e pós-graduandos, agora também contamos com os doutorandos Andressa Mendes (PPRI San Tiago Dantas) e Victor Cabral (IRI/PUC-Rio), o bacharel Lucas Barbosa (IRID/UFRJ) e com os graduandos Carolina Weber (IRID/UFRJ, bolsista de IC INCT-INEU/OPEU, PIBIC/CNPq), Débora Binatti (IRID/UFRJ, bolsista de IC INCT-INEU/OPEU, PIBIC/CNPq) e Pedro Pederneiras (IRID/UFRJ).

A relação completa de todos os nossos membros consta do nosso relatório anual, que pode ser acessado aqui: Relatório OPEU_Janeiro Dezembro 2023.

Outra novidade é que vários dos nossos graduandos e graduandas, alguns (ex-)bolsistas de Iniciação Científica (INCT-INEU/OPEU, PIBIC/CNPq), foram aprovados para programas de Mestrado e de Doutorado. Em 2023, Carla Morena ingressou no Mestrado em Ciências Militares no Instituto Meira Mattos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro (IMM-ECEME), enquanto Marcus Tavares foi aprovado para o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI/UFRJ). E, agora em 2024, Eduardo Mangueira, Lucas Barbosa, Luísa Azevedo e Victória Louise Quito ingressarão no Mestrado, e Yasmin Reis, no Doutorado. Sobre estes últimos, publicaremos em breve um informe de divulgação específico, trazendo mais detalhes sobre essas promissoras trajetórias.

Quase três anos depois das nossas primeiras bolsas de Iniciação Científica (INCT-INEU/OPEU, PIBIC/CNPq), é possível constatar a relação direta do investimento em pesquisa e de um trabalho de acompanhamento contínuo, quase artesanal e marcado pela troca com o amadurecimento pessoal e intelectual de cada jovem que passa pelo OPEU. Um progresso que se vê a cada texto, a cada evento acadêmico, a cada reunião e interação com pesquisadores mais experientes.

A todos e todas, meu agradecimento pelas boas ideias, pela dedicação, pelo comprometimento e pela curiosidade epistemológica que mobiliza a dúvida, a crítica e o questionamento constantes. Estendo esses agradecimentos à coordenação do instituto que criou e abriga o OPEU, aos órgãos que possibilitam a realização de pesquisa de qualidade, a todos e todas que publicam conosco e, igualmente, aos leitores e leitoras que nos acompanham. Poder compartilhar o que pesquisamos, lemos e observamos — e, no caminho, aprender ainda mais com isso — é um privilégio, uma alegria, uma satisfação, enfim.

OPEU nas redes sociais

Em 2023, a página do OPEU no Instagram teve um crescimento considerável, alcançando 774 seguidores, dos quais 132 foram conquistados nos últimos 90 dias e tendo na sua maioria mulheres. A página tem alcance internacional, com 3% de seus seguidores nos EUA e em Portugal. Em relação às faixas etárias, há uma predominância de jovens e adultos, entre as idades de 18-34 anos. O crescimento de seguidores se traduziu em um aumento significativo no alcance da página, atingindo um total de 983 contas nos últimos 90 dias, dos quais 435 não eram seguidores. Isso significa que a página está conseguindo sair da bolha de seus seguidores e chegar a outras pessoas.

Ademais, obtivemos 670 acessos ao perfil; 60, aos links; e um total de 1.429 interações, incluindo curtidas e comentários. Em síntese, os números refletem um progresso notável da página, e esses dados podem ser utilizados para desenvolver estratégias para potencializar ainda mais o impacto da presença digital do OPEU no Instagram.

O perfil do OPEU no Twitter (agora X) conta atualmente com 721 seguidores, um aumento de 7,6% desde dezembro de 2022. Em 2023, nossos tuítes obtiveram, ao todo, 58 mil impressões (somando-se quantas vezes o tuíte foi visto por um usuário), 718 curtidas e 505 retuítes sem citações. O mês com maior número de interações foi abril, com 13,3 mil impressões, e o mês com o maior número de curtidas foi julho, com 189 curtidas e 96 retuítes sem citações.

Já nossa página no LinkedIn encerrou 2023 com 907 seguidores, sendo 329 destes novos seguidores, a maioria adquiridos a partir de abril (um aumento de 57% em relação ao total de seguidores em 2022). Quando comparamos este número ao total de seguidores de páginas semelhantes ao OPEU, o LinkedIn nos coloca em segundo lugar no ranking de média entre seguidores totais e novos seguidores adquiridos. Esse aumento de seguidores também resultou em um aumento de visitantes na página, por volta de 900 visualizações ao longo do ano, em sua maioria em dispositivos móveis.

Em uma escala de 0 a 15, a média de engajamento (isto é, a avaliação do LinkedIn sobre as taxas de comentários, curtidas, visualizações, compartilhamentos, etc.) do OPEU foi de 7,7, o que, para páginas com até 10 mil seguidores, é considerado um bom número. Tendo publicado mais de 200 posts, o OPEU teve um total de engajamento de 1.438.

No Facebook, nossa rede social mais antiga, alcançou a marca de 2.700 seguidores. Observou-se um incremento notável de 19,8% no alcance da página, atingindo 1.993 pessoas, o que reflete uma expansão substancial na visualização do conteúdo em comparação ao ano anterior. As visitas foram igualmente promissoras, com um total de 778, representando um aumento de 19,4% — sinal de um interesse crescente e de uma interação mais frequente com a página. Notavelmente, o número de novas curtidas seguiu a tendência de aumento, com um salto de 100% de um total de 66, evidenciando um engajamento ampliado.

No que diz respeito ao perfil demográfico no final de 2023, a página continuou a exibir uma maioria masculina, com homens representando 59,30% dos seguidores, contra 40,70% de mulheres. A predominância da faixa etária de 25 a 34 anos sugere que o conteúdo publicado tem grande apelo entre o público jovem adulto, que demonstra ser o mais engajado. As faixas etárias mais avançadas mostraram um envolvimento mais discreto.

Como já escrito e justificado em outro informe, este balanço tem como objetivo prestar contas do nosso trabalho, feito no âmbito do INCT-INEU e com recursos de agências de fomento brasileiras. A cada retrospectiva, fica clara a relevância do papel desempenhado pelo OPEU como plataforma de difusão científica sobre os EUA, como ponte entre diferentes redes e pesquisadores e como formador de novos americanistas.

Em fevereiro, estaremos de volta. Que este seja um excelente ano para todos nós!

 

Tatiana Teixeira é editora do OPEU e professora colaboradora do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID/UFRJ).

** Para mais informações e outras solicitações, favor entrar em contato com a assessora de Imprensa do OPEU e do INCT-INEU, editora das Newsletters OPEU e Diálogos INEU e editora de conteúdo audiovisual: Tatiana Carlotti, tcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitter Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os Estados Unidos,

com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais