Divulgação

OPEU recebe jornalistas do AFP Checamos para palestra sobre Desinformação e Verificação Digital

Por Tatiana Teixeira* [Divulgação]

Como lidar com a enxurrada de informação diária e, no meio disso, distinguir a fonte confiável da desinformação? Como fazer esse tipo de verificação, de modo a manter a integridade de sua pesquisa, ou trabalho, e a não disseminar conteúdos falsos que levam ao aumento da polarização política e social?

Para abordar esse tema tão atual quanto relevante, em um contexto de avanço dos recursos ligados à Inteligência Artificial (IA), sem que  tenhamos sido preparados e treinados para isso; de fatos alternativos guiando a política; e de insidiosos e truculentos ataques à democracia e às instituições, tanto no Norte, quanto no Sul, o Observatório Político dos Estados Unidos (OPEU) recebe as editoras de Verificação Digital do AFP Checamos, Cecília Sorgine e Maria Clara Preste, para a palestra “Desinformação online: como identificar e quais técnicas usar”.

Este será o primeiro evento do OPEU aberto ao público. Acontece nesta sexta-feira, 31 de março, a partir das 16h, em videoconferência, disponível aqui: bit.ly/opeuconvida.

Compartilhem em suas listas, grupos e redes sociais e compareçam. Serão todes bem-vindes!

 

Tatiana Teixeira é editora do OPEU, pesquisadora do NEAI (Ippri/Unesp), professora colaboradora do IRID/UFRJ e editora assistente da revista Sul Global. Contato: tatianat19@hotmail.com.

** Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mailtatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mailtcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitterLinkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

 

 

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais