Divulgação

Pesquisadores do OPEU são premiados na SIAC 2023, maior evento de integração acadêmica da UFRJ

Crédito da Arte: Natália Constantino e Augusto Scapini (bolsistas de IC, PIBIC/INCT-INEU)

Por Tatiana Teixeira* [Divulgação]

Quatro pesquisadores do Observatório Político dos Estados Unidos (OPEU) foram premiados na 12ª SIAc – Semana de Integração Acadêmica, o maior evento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizado entre 29 de maio e 2 de junho de 2023, em formato presencial. Foram mais de 6.000 apresentações com a participação de docentes e discentes de todos os campi da UFRJ.

Receberam menção honrosa  a mais alta distinção do evento  as graduandas e bolsistas de Iniciação Científica (INCT-INEU/PIBIQ/CNPq) Haylana Burite e Natália Silva Constantino, ambas do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID/UFRJ), assim como Eduardo Mangueira, recém-graduado na mesma instituição, ex-bolsista de IC e ainda pesquisador do OPEU. Os três foram orientados pela editora do OPEU e professora colaboradora do IRID, Tatiana Teixeira.

E, sob orientação do professor Leonardo Valente (IRID/UFRJ), a também pesquisadora do OPEU e bolsista de Iniciação Científica (INCT-INEU/PIBIQ/CNPq) Débora Binatti conquistou menção honrosa pelo trabalho Matushka Rossiva: a representação da mulher na literatura russa do século XIX e a mãe Rússia.

No dia 29 de maio, Eduardo apresentou The Buddha smirks: equívocos na percepção estadunidense sobre a cooperação nuclear, com os resultados de seu trabalho de conclusão de curso (TCC). Haylana e Natália expuseram, em 30 de maio, a pesquisa Racismo e apropriação cultural: uma análise do jazz e do blues nos Estados Unidos. Trata-se de investigação em estado avançado, já apresentada no III Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas (EIPCH), em outubro de 2022 e que será publicada como um capítulo de livro resultante desse evento.

A professora Tatiana Teixeira também orientou outros seis alunos do referido instituto, quatro deles pesquisadores do OPEU (dois bolsistas de Iniciação Científica INCT-INEU/PIBIQ/CNPq e dois voluntários):

Augusto Scapini e Haylana Burite (A guerra russo-ucraniana como exemplo do poder da moeda); Danilo Faustino (“I still want you” — Top Gun: Maverick e a (re)construção de narrativas e propaganda); Gabriel Constantino (Análise idiossincrática da heurística latino-americana: alternando olhares e perspectivas); Luísa Azevedo (O papel da África Subsaariana na Estratégia dos Estados Unidos no Governo Obama, 2009-2017); Raíssa Farias da Rocha (A influência dos Estados Unidos no contexto euroasiático e a formação do talibã); e Victória Louise Quito (Infocracia nos EUA: como a tecnologia ameaça a democracia na potência global e a influência desse processo na América Latina).

De acordo com informações disponíveis no site institucional, o objetivo da SIAc é “assegurar o espaço de construção coletiva, de defesa da educação pública, da valorização da Ciência e Tecnologia, da Inovação e da Cultura para o desenvolvimento do país” e “proporcionar a troca de experiências“, por meio da apresentação e discussão de trabalhos de iniciação científica, artística, tecnológica, cultural, iniciação à docência e de extensão desenvolvidos na UFRJ.

Resumos e programação completa estão disponíveis aqui.

 

Tatiana Teixeira é editora do OPEU e professora colaboradora do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID/UFRJ).

** Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora Tatiana Teixeira, no e-mailtatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas Newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mailtcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitterFlipboardLinkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

 

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais