Divulgação

Pesquisadores do OPEU participam do Congresso Mundial da IPSA

IPSA / AISP LogoCrédito da arte: Natália Constantino (bolsista PIBIC/INCT-INEU)

Por Tatiana Teixeira* [Divulgação]

Pesquisadores do Observatório Político dos Estados Unidos (OPEU) participaram do 27º Congresso Mundial de International Political Science Association (IPSA), que aconteceu em Buenos Aires, Argentina, de 15 a 19/7/2023. De acordo com o site da instituição, o evento contou com 3.094 participantes inscritos de 122 países, distribuídos por cerca de 80 sessões, totalizando 2.829 papers, 647 painéis (568 presenciais e 77 na modalidade remota), quatro sessões plenárias, 12 sessões especiais e quatro de premiação. O maior congresso já realizado pela IPSA contou com mais de 45% de participação de mulheres.

Confira abaixo a relação dos trabalhos apresentados pelos membros da Equipe OPEU. A consulta on-line aos papers do evento se restringe aos participantes inscritos. Em caso de interesse em algum dos nossos trabalhos, basta entrar em contato com nossos pesquisadores, individualmente.

(Em sentido horário) Pesquisadores Tatiana Teixeira, Yasmin Reis, Victória Louise Quito, Lucas Amorim e Marcus Cunha

 

* Victória Louise Quito (IRID/UFRJ) e Marcus Tavares (PEPI/UFRJ), com o paper “The Role of Big Techs in the Power Dispute between US and China”. Contatos: victorialouiseq@ufrj.br e marcus.tavares1987@yahoo.com.br.

* Marcus Tavares, com o paper “5G Connection for a New World: Impacts on Global South Sovereignties”

* Yasmim Reis (PPGSID/ESG) e Haylana Burite (IRID/UFRJ), com o paper “US and China: a Technological Competition for Global Reordering?”. Contatos: reisabril@gmail.com e haylanaburite@ufrj.br.

* Tatiana Teixeira (IRID/UFRJ), Lucas Amorim (IRID/USP), Laryssa Barbosa (PPGSID/ESG) e Eduardo Mangueira (IRID/UFRJ), com o paper “China and Latin America: Think tanks as a Tool of Soft Power”. Contatos: tatianat19@hotmail.com, amorimlucas@usp.br, laryssa.llob@gmail.com e eduardo.a.mangueira@gmail.com.

* Lucas Amorim, com o paper “Lobbies and the USMCA: the Role of Interest Groups in the Negotiation of Chapter 14 of the New NAFTA”

A viagem da Equipe OPEU contou com apoio, em parte, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) e do CNPq.

 

Tatiana Teixeira é editora do OPEU, professora colaboradora do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID/UFRJ) e assistente editorial da revista Sul Global, do IRID.

* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mailtatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas Newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mailtcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitterFlipboardLinkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

 

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais