Divulgação

Integrantes da Equipe OPEU e do INCT-INEU participam do principal evento de RI do país

Parte da rede do INCT-INEU e da equipe do OPEU. Ao centro, o coordenador de ambos, prof. Sebastião Velasco e Cruz. ABRI, Belo Horizonte, em 26 jul. 2023 (Crédito: Victor Cabral/Arquivo pessoal)

9º Encontro Nacional da ABRI

Por Tatiana Teixeira* [Divulgação]

Membros da Equipe OPEU e pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) participaram como debatedores, autores de papers e palestrantes do 9° Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), que ocorreu de 25 a 27 de julho de 2023, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em Belo Horizonte. O evento reuniu professores, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições acadêmicas de todas as regiões do Brasil, além de convidados estrangeiros, para debater contradições e tensões globais em curso, conforme informação disponível no site oficial do evento.

Confira abaixo o balanço da participação institucional:

Apresentações do OPEU

(Da esq. para dir.) Haylana Burite (IRID/UFRJ), Luísa Barbosa Azevedo (IRID/UFRJ) e Yasmim Reis (ESG/PPGSID): “Estados Unidos e China: uma competição tecnológica para o reordenamento global?”

 

 

 

Carla Morena (IMM-ECEME, em primeiro plano), Bruna Ellen Batista (ECEME) e Natália Constantino (IRID/UFRJ, ao fundo): “Segurança Cibernética e Infraestruturas Críticas: Uma análise das políticas dos governos de George W. Bush (2001-2009) e Barack Obama (2009-2017)”

 

 

 

 

Marcus Vinicius da Silva Tavares (PEPI/UFRJ, ao lado), Victória Louise Quito (IRID/UFRJ) e Danilo Faustino (IRID/UFRJ): “O papel das Big Techs na disputa de poder entre Estados Unidos e China”

 

 

 

 

Tatiana Teixeira, PhD (IRID-UFRJ/OPEU), Eduardo Mangueira (IRID/UFRJ), ambos ao lado, e Lucas Amorim (IRI-USP): “China e América do Sul: Think tanks como ferramenta de soft power?” 

 

 

 

 

Laryssa Lopes (ESG, ao centro), Augusto Fernandes Scapini (IRID/UFRJ) e Débora Magalhães Ferreira da Costa (IRID/UFRJ): “Defesa e Segurança como Política Pública: o Plano Nacional de Ação Brasileiro e a Agenda Mulheres, Paz e Segurança”

 

 

 

 

Mesa “O Sistema Internacional em prolongado e estremecido parto: morte do velho e nascimento do novo”

Mediação

Héctor Luis Saint-Pierre (San Tiago Dantas, IPPRI/UNESP, no microfone, ao centro)

Palestrantes (na imagem, da esq. para dir.)

Sebastião C. Velasco e Cruz (INCT-INEU – Unicamp – San Tiago Dantas, IPPRI/Unicamp)

Monica Herz (PUC-Rio)

Samuel A. Soares (San Tiago Dantas, IPPRI/UNESP)

Monica Hirst (UTDT/Buenos Aires, INCT-INEU)

Painel do INCT-INEU – “Ordem em transição: abordagens de Economia Política Global”

Debatedor

Jaime Cesar Coelho (UFSC, ao centro na imagem à esq.)

Apresentações (da esq. para dir.)

Aline Regina Alves Martins (UFG): “As especificidades do Real Digital frente ao debate global em torno das moedas digitais dos bancos centrais

Neusa Maria Pereira Bojikian (Unicamp-INCT-INEU): “Big Techs dos EUA e da China na liberalização do setor de serviços financeiros no Brasil e na Índia”

Roberto Goulart Menezes (UnB) e Rafael Alexandre Moreira Mello (UnB): “Neoliberalismo, Estado e desigualdade global: o que a pandemia interrompe ou reforça no Brasil?”

Edna Aparecida da Silva (UNICAMP/INCT-INEU): “CFIUS do doméstico ao internacional: convergência regulatória, ou um regime internacional de segurança de investimento?”

Lançamento de livro

O Império Hesitante: A Ascensão Americana no Cenário Internacional eBook :  Leite, Lucas Amaral Batista: Amazon.com.br: LivrosO império hesitante: a ascensão americana no cenário internacional, por Lucas Leite, pesquisador do INCT-INEU, professor da FAAP e um dos criadores do programa Em Dupla Com Consulta (EDCC), no YouTube. Para saber mais sobre o livro e sobre o tema, ouça o episódio “O Império Hesitante” do podcast Chutando a Escada, com Lucas e o também prof. e pesquisador do INCT-INEU Filipe Mendonça.

Demais participações do INCT-INEU na ABRI 2023

Aline Regina Alves Martins – Sistema financeiro e monetário internacional (debatedora)

Felipe Loureiro – Mesa “O autoritarismo e a política externa do regime militar no Brasil” (palestrante) / Mesa-Redonda “A análise da política externa e a política externa brasileira em contexto de rápida transformação global: desafios frente a novos temas” (mediador)

Filipe Mendonça – Economia Política Internacional num mundo em transição: agendas de pesquisa e desafios contemporâneos/ Divulgação Científica em Relações Internacionais: A Experiência do Chutando a Escada Podcast/ Las inversiones en infraestructura en América Latina y la pugna por la hegemonía entre China y Estados Unidos

Haroldo Ramanzini Júnior – A Política Externa de Bolsonaro no contexto da rivalidade China-EUA. O paradoxo do não alinhamento (debatedor)

Henrique Zeferino de Menezes – Convergência de Políticas para Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) / Índice de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios da Paraíba

Jaime Cesar Coelho – Financeirização e dívidas na América do Sul (debatedor). Em coautoria com Bruno Haeming –  Economia política dos controles de capitais

Leonardo César Souza Ramos – Imperialismo, marxismo e guerra: debates teóricos (debatedor)/ Las inversiones en infraestructura en América Latina y la pugna por la hegemonía entre China y Estados Unidos

Matheus de Oliveira Pereira – Power and resistance in sovereign debt negotiations: the case of Argentina 1983 – 2005

Neusa Maria Pereira Bojikian – Painel ‘Declínio da hegemonia norte-americana?’ (debatedora)

Rita Coitinho – A China contemporânea e a construção de uma comunidade de destino compartilhado da humanidade

Tatiana Teixeira – Painel ‘As Relações Internacionais do Brasil e desenvolvimento na periferia’ (debatedora)

Thiago Lima – Soberania Alimentar: Perspectiva Crítica ou de Solução de Problemas? / Organizações Internacionais e a governança da terra: o papel de FMI e Banco Mundial na política pública de regularização fundiária do Piauí

Mix de gerações: OPEU e INCT-INEU juntos na ABRI 2023

 

Tatiana Teixeira é editora do OPEU e professora colaboradora do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID/UFRJ).

** Para mais informações e outras solicitações, favor entrar em contato com a assessora de Imprensa do OPEU e do INCT-INEU, editora das Newsletters OPEU e Diálogos INEU e editora de conteúdo audiovisual: Tatiana Carlotti, tcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitter Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os Estados Unidos,

com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais