Documentos

Departamento de Defesa lança primeira estratégia industrial de defesa em 2024

Secretária adjunta de Defesa para Política de Base Industrial, Laura D. Taylor-Kale, e principal subsecretária adjunta de Defesa para Política de Base Industrial, Halimah Najieb-Locke (em exercício), apresentam a nova Estratégia Industrial de Defesa Nacional do DOD, no Pentágono, em Washington, D.C., em 11 jan. 2024 (Crédito: suboficial da Marinha, 1ª Classe Alexander Kubitza, DOD)

Por Yasmim Abril M. Reis*[Documento]

Em janeiro de 2024, o Departamento de Defesa (Department of Defense, DOD, na sigla em inglês) lançou a primeira Estratégia Industrial de Defesa com o objetivo de atender as demandas de um futuro desafiador para a segurança tanto nacional quanto internacional. Esse documento é orientado pela Estratégia de Defesa Nacional (NDS, na sigla em inglês) de 2022, sob a gestão do secretário de Defesa, Lloyd Austin.

A Estratégia para a indústria de Defesa tem como premissa fortalecer e assegurar uma base industrial de defesa que contribua para a garantia da segurança nacional norte-americana frente a uma “década decisiva”. Desse modo, a renovação da base industrial tem como objetivo continuar a atender as demandas atuais, bem como desenvolver a capacidade de se adaptar a conflitos futuros.

A primeira edição do documento se concentra em quatro áreas críticas para o desenvolvimento de um ecossistema industrial modernizado: cadeias de abastecimento resilientes, prontidão da força de trabalho, dissuasão econômica e aquisição flexível.

Para a secretária adjunta de Defesa para Política de Base Industrial dos EUA, Laura D. Taylor-Kale (foto de capa), “chegou a hora de agir, e estamos começando com essa estratégia”.

Em síntese, a Estratégia Industrial de Defesa catalisará a mudança dentro da base industrial de defesa norte-americana já existente, buscando torná-la mais “robusta, resiliente e dinâmica”.

 

* Yasmim Abril M. Reis é doutoranda em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra (PPGSID/ESG), pesquisadora colaboradora no OPEU e vice-líder e assistente de pesquisa voluntária no Laboratório de Simulações e Cenários na linha de pesquisa de Biodefesa e Segurança Alimentar (LSC/EGN). Contato: reisabril@gmail.com.

** Revisão e edição final: Tatiana Teixeira. Primeira versão recebida em 1º fev. 2024. Este Informe OPEU não reflete, necessariamente, a opinião do OPEU, ou do INCT-INEU.

*** Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mailtatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mailtcarlotti@gmail.com.

 

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitter Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os Estados Unidos,

com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais