Documentos

Departamento de Inteligência Nacional dos EUA publica relatório anual das ameaças globais

Fonte: Executive.gov

Por Yasmim Abril M. Reis* [Documentos]

A graphic with the ODNI seal and text that reads "Annual Threat Assessment of the U.S Intelligence Community, Office of the Director of National Intelligence"

Fonte: X do DNI

Em 5 de fevereiro de 2024, o Departamento de Inteligência Nacional dos Estados Unidos publicou o relatório anual com a avaliação das principais ameaças mundiais, sob a perspectiva da comunidade de Inteligência estadunidense. Destaca-se que o documento é produzido anualmente, em consonância com a Lei de Autorização de Inteligência FY21.

O objetivo do documento é entregar, para os formuladores de política, os departamentos associados à Segurança Nacional e aos combatentes de guerra, uma avaliação das principais ameaças aos interesses nacionais e, consequentemente, à Segurança Nacional dos EUA.

Nos próximos anos, os Estados Unidos enfrentarão um sistema internacional mais frágil e permeado de tensões, devido à aceleração do acirramento da competição estratégica entre as grandes potências. Entre os desafios, destaca-se uma China ambiciosa, além da Rússia e de potências regionais, como o Irã, que buscam desestabilizar os EUA no cenário global.

A análise ainda identificou que as novas tecnologias, as fragilidades no setor de saúde pública global e as mudanças climáticas serão mais difíceis de prever e, consequentemente, de serem evitadas.

O relatório anual tem como objetivo fornecer ao Congresso e à população estadunidenses a atualização do contexto internacional que ameaça a Segurança Nacional dos EUA, sinalizando os principais desafios para as próximas décadas, em curto e longo prazo.

 

* Yasmim Abril M. Reis é doutoranda em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra (PPGSID/ESG), pesquisadora colaboradora no OPEU e vice-líder e assistente de pesquisa voluntária no Laboratório de Simulações e Cenários na linha de pesquisa de Biodefesa e Segurança Alimentar (LSC/EGN). Contato: reisabril@gmail.com.

** Primeira revisão: Simone Gondim. Contato: simone.gondim.jornalista@gmail.com. Segunda revisão e edição final: Tatiana Teixeira. Primeira versão recebida em 19 mar. 2024. Este Informe não reflete, necessariamente, a opinião do OPEU, ou do INCT-INEU.

*** Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mailtatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mailtcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitterLinkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os Estados Unidos,

com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais