Documentos

Sai relatório do Comitê Consultivo de Defesa para Políticas das Mulheres nas Forças Armadas dos EUA

(Arquivo) Camp Mackall, Carolina do Norte, em 25 set. 2019 (Crédito: K. Kassens, United States Army John F. Kennedy Special Warfare Center and School)

Por Yasmim Abril M. Reis* [Documento]

DACOWITS Releases 2023 Annual Report - U.S. Department of DefenseEm 15 de março, o Comitê Consultivo de Defesa sobre Mulheres nos Serviços Militares (em inglês, The Defense Advisory Committee on Women in the Services – DACOWITS) publicou o relatório anual sobre políticas relacionadas às mulheres nas Forças Armadas dos Estados Unidos.

O Comitê Consultivo de Defesa sobre Mulheres nos Serviços Militares tem como objetivo, por meio de um relatório, dar recomendações ao secretário de Defesa sobre questões e políticas relacionadas às mulheres nas Forças Armadas, tais como recrutamento, retenção, emprego, integração, bem-estar e tratamento desse gênero no âmbito militar dos Estados Unidos. De acordo com os dados do próprio Comitê, “em 2023, aproximadamente 95% foram total, ou parcialmente, adotados pelo Departamento”.

O DACOWITS foi criado em 1951, sendo, portanto, um dos mais antigos comitês consultivos federais do Departamento de Defesa. Ele surgiu da assinatura da Lei de Integração dos Serviços Armados Femininos de 1948, com a finalidade de auxiliar no recrutamento feminino nas Forças Armadas dos Estados Unidos.

O novo relatório encaminhou 26 recomendações para o secretário de Defesa. Entre elas, destacam-se: discriminação de gênero, gravidez nas Forças Armadas, maior integração de gênero, incentivar mais mulheres na aviação, iniciativas de retenção para mulheres em serviço e promoção de iniciativas de recrutamento para aumentar a propensão das mulheres a se alistarem.

 

* Yasmim Abril M. Reis é doutoranda em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra (PPGSID/ESG), pesquisadora colaboradora no OPEU e vice-líder e assistente de pesquisa voluntária no Laboratório de Simulações e Cenários na linha de pesquisa de Biodefesa e Segurança Alimentar (LSC/EGN). Contato: reisabril@gmail.com.

** Primeira revisão: Simone Gondim. Contato: simone.gondim.jornalista@gmail.com. Segunda revisão e edição final: Tatiana Teixeira. Primeira versão recebida em 20 mar. 2024. Este Documento não reflete, necessariamente, a opinião do OPEU, ou do INCT-INEU.

** Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mailtatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mailtcarlotti@gmail.com.

 

Siga o OPEU no InstagramTwitterLinkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA,

com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais