Documentos

Departamento de Defesa dos EUA publicou novo relatório sobre o Poder Militar da China em 2023

(Arquivo) Soldados chineses marcham na Cidade Proibida, em 21 de outubro de 2005 (Crédito: Steve Webel/Flickr)

Por Yasmim Reis*

No dia 19 de outubro, o Departamento americano de Defesa (DoD, na sigla em inglês) divulgou um novo relatório sobre os “desenvolvimentos militares e de segurança, envolvendo a República Popular da China (RPC)”. O documento também é conhecido como “relatório do poder militar da China (CMPR)”.

Anualmente, o DoD encaminha um relatório para o Congresso norte-americano com o objetivo de “traçar o curso atual da estratégia nacional, econômica e militar da RPC”. Destaca-se que “a Estratégia de Segurança Nacional (NSS, na sigla em inglês) afirma que a República Popular da China (RPC) é o único concorrente dos EUA com a intenção e, cada vez mais, com a capacidade de remodelar a ordem internacional”.

DOD Report Details Chinese Efforts to Build Military Power > U.S.  Department of Defense > Defense Department News

O propósito do relatório é, também, “oferecer insights sobre a estratégica do Exército de Libertação Popular (ELP), as capacidades e atividades atuais, bem como seus objetivos futuros de modernização”. Desse modo, o Departamento de Defesa identifica que a RPC continua sendo o principal desafio para a segurança do país.

Por fim, o relatório conclui que “continuará se concentrando nos conceitos operacionais, capacidades e recursos necessários para enfrentar” ‘o desafio chinês considerado, atualmente, ‘uma corrida contra o tempo”.

 

* Yasmim Reis é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra (PPGSID/ESG), pesquisadora colaboradora no OPEU e Vice-Líder e assistente de pesquisa voluntária no Laboratório de Simulações e Cenários na linha de pesquisa de Biodefesa e Segurança Alimentar (LSC/EGN). Contato: reisabril@gmail.com.

** Revisão e edição final: Tatiana Teixeira. Primeira versão recebida em 20 out. 2023. Este Informe OPEU não reflete, necessariamente, a opinião do OPEU, ou do INCT-INEU.

*** Para mais informações e outras solicitações, favor entrar em contato com a assessora de Imprensa do OPEU e do INCT-INEU, editora das Newsletters OPEU e Diálogos INEU e editora de conteúdo audiovisual: Tatiana Carlotti, tcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitter Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os Estados Unidos,

com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

 

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais