Divulgação

Pesquisadores do Opeu oferecem Clube de Leitura sobre os Estados Unidos

Crédito da imagem: Shutterstock
A História não contada dos Estados Unidos eBook : Stone, Oliver, Kuznick, Peter: Amazon.com.br: Livros

Por Tatiana Teixeira*

Os professores e pesquisadores Tatiana Teixeira (IRID/UFRJ, OPEU e INCT-INEU) e Rafael Seabra (OPEU e NEAI/Ippri-Unesp) promovem, a partir desta semana, o Clube de Leitura sobre os Estados Unidos, no âmbito do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID), da UFRJ. A proposta deste clube é conhecer os Estados Unidos, de modo amplo e profundo, desde sua formação até sua consolidação como principal potência do mundo. Serão usados livros de ficção e não ficção, acadêmicos e não acadêmicos, para percorrer esta longa linha do tempo e abordar seus aspectos históricos, políticos, sociais, culturais e econômicos. Nos encontros do clube, sempre quinzenais e on-line, serão apresentados conceitos, autor e sua obra, com debate dos capítulos selecionados e sugestão de leituras complementares.

Trata-se de um projeto de leitura coletiva guiada por dois americanistas, mas de estrutura horizontalizada, em que se espera sugestões e o envolvimento de todos. Serão priorizados textos em português. A ordem de leitura poderá ser alterada, e novos títulos, incluídos neste trajeto, a pedido dos participantes.

* Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail, com o assunto CLUBE DE LEITURA EUA, para: tatianat19@hotmail.com.

 

Informações

Periodicidade: quinzenal

Por onde: Virtual

Início: 6 de agosto de 2021, às 15h

Primeira leitura: A história não contada dos Estados Unidos. Capítulos 1 e 2.

 

Lista inicial de títulos (por ordem de leitura)

1 STONE, Oliver; KUZNICK, Peter. A história não contada dos Estados Unidos. São Paulo: Faro Editorial, 2015.

2 JUNQUEIRA, Mary Anne. Estados Unidos: Estado nacional e narrativa da nação (1776-1900). São Paulo: EdUSP, 2018.

3 IZECKSOHN, Vitor. Estados Unidos: uma história. São Paulo: Editora Contexto, 2021.

4 TOCQUEVILLE, Alexis de. Viagem aos Estados Unidos. São Paulo: Hedra, 2010.

5 KNAUSS, Paulo (org.). Quatro ensaios de história dos Estados Unidos da América de Frederick Jackson Turner. Niterói: EdUFF, 2004.

6 SCHLESINGER JR., Arthur M. Os ciclos da história americana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

7 ZAHRAN, Geraldo. Tradição liberal e política externa nos Estados Unidos: Um diálogo com interpretações realistas e idealistas. Rio de Janeiro: Apicuri, Ed. PUC-Rio, 2012.

8 MEAD, Walter Russell. Uma orientação especial: a política externa norte-americana e sua influência no mundo. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 2006.

9 LIMONCIC, Flávio. Os inventores do New Deal: Estado e sindicatos no combate à Grande Depressão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

10 TOTA, Antonio Pedro. Imperialismo sedutor: A americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2020.

11 SCHOULTZ, Lars. Estados Unidos: Poder e Submissão. Bauru, SP: EDUSC, 2000.

12 ARON, Raymond. República imperial: Os Estados Unidos no mundo do Pós-Guerra. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

13 LEITE, Lucas Amaral Batista. A construção do inimigo nos discursos presidenciais norte-americanos do pós-Guerra Fria. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

14 BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Formação do império americano: da guerra contra a Espanha à guerra no Iraque. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

15 CHOMSKY, Noam. Réquiem para o sonho americano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

16 WOOD, Ellen. O Império do capital. São Paulo: Editora Boitempo, 2014.

17 FIORI, José Luís. (org.). 2ª ed. O poder americano. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.

18 RORTY, Richard. Para realizar a América: O Pensamento de Esquerda no Século XX na América. Rio de Janeiro: Lamparina, 1999.

19 SOUSA, Rodrigo Farias de. A nova esquerda americana: de Port Huron aos Weathermen (1960-1969). Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

 

* Tatiana Teixeira é editora do OPEU, pesquisadora do INCT-INEU e do NEAI (Ippri/Unesp), professora colaboradora do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID/UFRJ) e editora assistente da revista Sul Global, do IRID. Contato: tatianat19@hotmail.com.

 

Assessora de Imprensa do OPEU e do INCT-INEU, editora das Newsletters OPEU e Diálogos INEU e editora de conteúdo audiovisual: Tatiana Carlotti. Contato: tcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitterFlipboardLinkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais