Divulgação

Em podcast, pesquisadora do INCT-INEU Camila Vidal fala sobre hegemonia e poder das ideias

Por Filipe Mendonça*

A professora e pesquisadora do INCT-INEU Camila Feix Vidal (UFSC) participou do podcast Chutando a Escada para conversar sobre ideias hegemônicas e suas consequências práticas. Entre outros pontos, Camila discute como a disseminação de ideias, que não são naturais, nem inocentes, é financiada com recursos públicos pelos Estados Unidos e difundida por meio de instituições como o National Endowment for Democracy (NED), o Center for International Private Enterprise (CIPE) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês).

O Poder das Ideias e a Manutenção Hegemônica

 

Filipe Mendonça é professor do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É autor do livro Poder e Comércio: a política comercial dos Estados Unidos (Editora Unesp, 2018), reconhecido com o Prêmio de Melhor Obra Científica no Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais – Edição 2019. Contato: mendonca@ufu.br.

** Camila Feix Vidal é professora no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), membro do INCT-INEU e do GEPPIC. Contato: camilafeixvidal@gmail.com.

 

*** Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mailtatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas Newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mailtcarlotti@gmail.com.

 

Siga o OPEU no InstagramTwitterFlipboardLinkedin e Facebook

e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA,

com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais