América Latina

As eleições de meio de mandato de 8 de novembro de 2022, os latinos e o imponderável

Eleitores esperam para votar em seção eleitoral nos EUA (Fonte: Wikimedia Commons)

Por Marcos Cordeiro Pires e Thaís Caroline Lacerda, do Latino Observatory*

A menos de 100 dias para as eleições de meio de mandato marcadas para 8 de novembro, diversas pesquisas eleitorais compiladas pelo portal FiveThirtyEight indicam uma possível vitória do Partido Republicano e a perda do controle democrata sobre a Casa de Representantes. De acordo com o portal, as chances de vitória dos republicanos é de 80 a 20. Já no Senado, pesquisas apontam uma ligeira vantagem para os democratas de 58 a 42 sobre os republicanos. É preciso considerar que a Casa dos Representantes renovará todos os 435 assentos, enquanto no Senado serão renovadas apenas 35 cadeiras, das quais 21 são ocupadas por republicanos e 14 por democratas. Por conta disso, as chances dos democratas de ampliarem a maioria tende a se consolidar.

As eleições de meio de mandato tradicionalmente dão aos opositores uma vantagem sobre os situacionistas. As promessas de campanhas dificilmente se materializam na primeira parte do mandato presidencial. Por um lado, elas ainda não frutificaram a tempo de influenciar a mudança de percepção dos eleitores. Por outro, elas são bloqueadas pelo partido de oposição. Nas eleições de 2018, por exemplo, os democratas venceram as eleições para a Casa do Representantes. Muitas das promessas de Trump não avançaram, dentre elas, a construção de um muro na fronteira com o México.

No caso das eleições de 2022, o governo de Joe Biden enfrenta grandes dificuldades, uma vez que não conseguiu levar adiante suas principais promessas, como a reconversão energética, o aumento dos impostos sobre os milionários, a reforma da imigração, ou a ampliação da assistência social. Para piorar sua situação, teve de lidar com a turbulenta desocupação do Afeganistão, com o aumento da inflação e, mais recentemente, com os impactos negativos da guerra na Ucrânia.

No contexto atual, o mau desempenho de Biden contrasta com o de outros presidentes que encontraram em uma guerra no exterior a oportunidade de unir os cidadãos americanos no entorno da figura presidencial. Em que pese o fato de que ambas as Casas do Congresso tenham-se alinhado no apoio dos Estados Unidos à Otan e ao governo ucraniano, a população parece não estar coesa no apoio à guerra, principalmente por conta de um efeito colateral do conflito: o recrudescimento da inflação, principalmente por conta do aumento do preço dos combustíveis.

Nesse aspecto, as expectativas econômicas podem piorar, uma vez que o Federal Reserve iniciou uma brusca elevação das taxas de juros, indicando uma deterioração das condições econômicas em médio prazo. Vale lembrar que a economia dos Estados Unidos recuou por dois trimestres consecutivos em 2022, o que se configura como recessão técnica.

Para tentar reverter os efeitos inflacionários sobre os combustíveis, o governo Biden recuou de sua intenção de acelerar a reconversão energética, uma vez que foi obrigado a apoiar o aumento da produção interna de petróleo para diminuir o impacto das sanções à Rússia sobre o preço dos combustíveis. Em março, Biden autorizou a liberação de 30 milhões de barris de petróleo das reservas estratégicas dos EUA para compensar a queda na oferta internacional. Além disso, o governo estadunidense afrouxou as sanções contra a Venezuela, aproximou-se do governo da Arábia Saudita e pressiona a OPEP para aumentar a oferta global de petróleo. A promessa de Biden de diminuir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa para 2030 terá de ser adiada, frustrando importantes segmentos de seu eleitorado, principalmente os mais jovens.

Conjuntura desfavorável e imagem de governo ‘fraco’

De acordo com uma pesquisa divulgada pela rede CNN em 28 de julho, “75% dos eleitores democratas e de inclinação democrata querem que o partido indique alguém que não seja o presidente Joe Biden nas eleições de 2024. (…) A pesquisa ocorre quando os índices de aprovação de Biden permanecem baixos e a maioria dos americanos está descontente com o estado do país e a economia. A inflação continua alta e um novo relatório divulgado na terça-feira (2 de agosto) mostrou que a confiança do consumidor caiu pelo terceiro mês consecutivo”.

As recentes decisões da Suprema Corte dos Estados Unidos também contribuem para conturbar a atuação do governo democrata. Em 9 de julho, nós discutimos este tema no Latino Observatory. Decisões sobre imigração, porte de armas, restrições à atuação da Agência de Proteção Ambiental (EPA) e sobre o aborto têm influenciado o ânimo dos eleitores.

No entanto, vale destacar que a reversão da decisão “Roe vs Wade” está sendo vista como uma oportunidade de mobilização de eleitores do Partido Democrata. Assim que o Supremo suspendeu a decisão, Joe Biden exortou os eleitores a elegerem um Congresso que pudesse assegurar o direito em lei. Nesta semana, por meio de um plebiscito, a população do estado conservador do Kansas optou por garantir o direito ao aborto.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, “os eleitores do Kansas enviaram na terça-feira (2 de agosto) uma mensagem retumbante sobre seu desejo de proteger os direitos ao aborto, rejeitando uma medida de votação em um estado conservador com laços profundos com o movimento antiaborto que teria permitido que o Legislativo controlado pelos republicanos restringisse, ou proibisse, o procedimento de imediato. Foi o primeiro teste sobre a sensibilidade dos eleitores após a decisão da Suprema Corte dos EUA, em junho, que derrubou o direito constitucional ao aborto, fornecendo um resultado inesperado com potenciais implicações para as próximas eleições de meio de mandato”. Por conta disso, cresceu a expectativa de que os democratas possam mobilizar sua frustrada militância para votar em peso nas eleições de novembro.

Faltando menos de 100 dias para as eleições, duas ações aparentemente desconexas chamam a atenção: a visita de Nancy Pelosi a Taiwan e o assassinato do líder da Al-Qaeda Ayman al-Zawahiri. Ambos os eventos tiveram grande repercussão na mídia estadunidense e tentam reverter a péssima imagem deixada pela administração de Joe Biden quando as tropas dos Estados Unidos saíram do Afeganistão, em agosto de 2021. A oposição republicana busca vincular a imagem de Biden a uma liderança fraca e vacilante, ainda mais depois do início do conflito na Ucrânia.

A visita de Nancy Pelosi a Taiwan, em que reforçou o apoio dos Estados Unidos à autonomia do território chinês, desagradou profundamente às autoridades de Pequim, pois isso fere acordos bilaterais em que Washington reconhece o princípio de uma “única China”. A propósito, em reunião por videoconferência entre Biden e Xi Jinping, o presidente dos Estados Unidos havia reforçado o compromisso do país com esse princípio. No entanto, mirando as eleições de novembro, Nancy Pelosi buscou se aproveitar do sentimento antichinês que foi construído nos últimos anos para buscar vantagens eleitorais para seu partido, contrapondo-se ao discurso republicano, ao se mostrar ainda mais antichinesa para a população. Foi uma jogada de marketing para tentar reverter a derrota de seu partido nas próximas eleições e a perda de seu cargo de presidenta da Casa dos Representantes.

O outro evento midiático foi o assassinato do líder da Al-Qaeda em um ataque de drone no Afeganistão. De acordo com a rede BBC, Joe Biden justificou o assassinato de Al-Zawahiri, porque ele “cavou um rastro de assassinato e de violência contra cidadãos americanos (…) Do esconderijo, ele coordenou as filiais da Al-Qaeda e em todo mundo, inclusive estabelecendo prioridades para fornecer orientação operacional e pedindo e inspirando ataques contra alvos dos EUA”. Ao se trazer de volta a imagem de Osama Bin Laden e da Al-Qaeda, o governo Biden busca reavivar o sentimento de raiva dos estadunidenses que se formou com os atentados de 11 de setembro de 2001. Isso coincide com o aniversário da saída desorganizada do Afeganistão, quando se devolveu o poder ao grupo Talibã. Mais uma vez, busca-se reforçar a imagem de força de um governo tido como fraco.

Republicanos em busca do voto latino

Por fim, as eleições de novembro trazem uma grande incógnita: a adesão da comunidade latino-hispânica ao Partido Democrata. A mídia dos Estados Unidos tem dado destaque para a vitória da imigrante mexicana Mayra Flores no 34º distrito do Texas, nos condados de Brownsville e Corpus Christi, onde 84% da população é de origem latina. O Latino Observatory destacou a vitória de Flores. Entre 2012 e 2020, a proporção de votos democratas para presidente caiu de 61% (Barack Obama) para 51% (Biden). O melhor desempenho dos republicanos entre os latinos está incentivando o GOP a aumentar o apoio financeiro para seus candidatos ao Congresso.

Os republicanos também estão acenando para os latinos com a flexibilização das regras de imigração para trabalhadores agrícolas, ao apoiar a iniciativa bipartidária da “Lei de Modernização da Força de Trabalho Agrícola”. De acordo com a NPR, a lei, que já foi aprovada na Casa dos Representantes e aguarda aprovação do Senado, “permitiria que mais agricultores – como produtores de laticínios e suínos – contratassem trabalhadores temporários durante todo o ano. Atualmente, a lei de imigração permite apenas a contratação sazonal, justamente no momento das colheitas. Ela também satisfaria alguns objetivos dos defensores dos direitos trabalhistas, fornecendo um caminho para a legalização dos trabalhadores que mostrarem um bom histórico dedicado de trabalho agrícola”.

Ainda no sentido da aproximação entre o GOP e os latinos, o Comitê Nacional Republicano (RNC) anunciou a oferta de um curso de 10 horas sobre civismo, um pré-requisito na entrevista de naturalização dos candidatos à cidadania estadunidense. De acordo com a presidente do comitê, Ronna McDaniel, em declaração reproduzida pelo site The Hill, “o RNC está fazendo nosso Partido crescer por meio de educação e engajamento propositais. Nosso compromisso de oferecer oportunidades para todos viverem o sonho americano está ampliando nossa base, porque nossas ideias transcendem todas as origens (…) Ao contrário dos democratas, os republicanos não consideram as comunidades minoritárias como garantidas e continuaremos a trabalhar para ganhar cada voto antes de novembro”.

Apesar de a população latina/hispânica estar entre os segmentos mais afetados pela inflação, de ter maior incidência de casos de covid-19 e de ainda se frustrar com as poucas ações para alterar a política imigratória durante o governo de Biden, ainda é improvável que os republicanos possam obter a maioria dos votos dessa população. As primárias estão mostrando a força da ala mais radicalizada, justamente das pessoas suscetíveis às teorias da Grande Substituição, ou Q-Anon, sem mencionar as duras críticas à Teoria Racial Crítica. A título de exemplo, o portal FiveThirtyEigth estima que as chances democratas de ganhar no 34º do Texas são grandes: de 86%! O candidato democrata Vicente Gonzalez bateria Mayra Flores por uma margem de 10,3%.

A três meses da eleição, o cenário mais provável é de uma vitória dos republicanos na Casa dos Representantes, e uma vitória democrata, no Senado. Resta saber, no entanto, como o imponderável irá jogar suas cartas. A vitória do direito ao aborto no estado do Kansas faz parte desse “imponderável”.

 

 

Marcos Cordeiro Pires é coordenador do Latino Observatory, professor de Economia Política Internacional (UNESP-Marília) e pesquisador do Instituto Nacional de Estudos dos Estados Unidos (INCT-INEU). Thaís Caroline Lacerda é coordenadora do Latino Observatory e doutora em Ciências Sociais (Unesp-Marília). Contato: latinobservatory@latinobservatory.org.

** Publicado originalmente no site Latino Observatory, em 6 ago. 2022. Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião do OPEU, ou do INCT-INEU.

*** Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mailtatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mailtcarlotti@gmail.com.

 

Siga o OPEU no InstagramTwitterFlipboardLinkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais