Energia e Meio Ambiente

Califórnia aprova meta de 100% de energia limpa até 2045

por Solange Reis

 

O estado da Califórnia pretende chegar ao ano de 2045 com todo seu consumo de eletricidade abastecido por fontes renováveis. É o que estabelece a lei Senate Bill-100 (SB-100), sancionada em 8 de setembro pelo governador Jerry Brown.

A lei dobra a meta vigente até então, que mirava 50% de energia limpa até 2025 e 60% em 2030. Atualmente, a Califórnia gera 44% de sua eletricidade a partir de recursos renováveis.

Além da SB-100, Brown assinou uma ordem executiva que orienta a Califórnia a alcançar neutralidade em carbono até 2045 e emissões líquidas negativas de gases de efeito estufa a partir daquele ano.

Brown disse que a legislação “mostra à Califórnia e ao mundo que o estado vai cumprir o Acordo de Paris e continuar rumo à transição de sua economia”. Para o autor do projeto de lei, Kevin de León, “quando se trata de combater a mudança climática e reduzir a dependência de combustíveis fósseis, a Califórnia não vai recuar”

O “Estado Dourado” contraria o governo em Washington, que retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris seis meses após a posse de Donald Trump.

“Trump virou um fora da lei na questão da mudança climática”, observou Brown em uma entrevista no mesmo dia em que sancionou a lei. Apesar de afirmar que o projeto não tem como objetivo marcar terreno contra a Casa Branca, o governador considera que “o confronto se intensificou porque Trump, mais do que qualquer outro no mundo inteiro em termos de líderes nacionais, vai na direção oposta.”

A Califórnia virou foco de resistência ao republicano, mas as maiores divergências são na questão energética e climática. Em setembro, Brown também assinou uma lei que veta a exploração de petróleo e gás no litoral californiano, contrariando decisão anterior do presidente. Além disso, a Califórnia lidera um grupo de estados que pretende processar o governo federal pela decisão de aumentar os limites permissíveis para emissão de gases poluentes por veículos. A aplicação de limites mais rígidos foi um dos marcos do governo Obama.

Orçamento para financiar projetos inovadores não faltam ao governador Brown, cujo mandato termina este ano. Se fosse um país, a Califórnia seria a quinta maior economia do mundo.

Contudo, a SB-100 não estabelece os critérios e os métodos para atingir os resultados esperados. Já existem algumas ações tomadas nesse sentido, como a exigência para que toda nova casa construída a partir de 2020 tenha painéis solares no telhado. O modelo é inédito no país.

Outras iniciativas de menor impacto estão no radar, mas o grande desafio é migrar do gás natural para as fontes 100% limpas. Hoje, o gás natural é responsável por 34% da eletricidade gerada.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais