Radar OPEU, n. 15

Fonte: Jornal Grande Bahia
A cada postagem, sugestões do que estamos lendo, escutando, assistindo ou fazendo
Por Equipe OPEU* [Radar OPEU] [Divulgação]
TATIANA TEIXEIRA, editora-chefe do OPEU
Participou do episódio “Os 100 dias de Trump II”, do programa Observatório de Geopolítica EUA, da TV GGN, acompanhada de Pedro Costa Júnior e Tadeu Valadares. O episódio foi ao ar no dia 5 de maio.
Participou do episódio “100 dias de Trump 2.0”, do podcast Chutando a Escada, junto com os pesquisadores do OPEU Lucas Amorim e Victor Cabral. Fomos ao ar em 5 de maio.
Participou, em 9 de maio, do episódio “Primeiros meses do governo Trump (parte I)”, do programa Diálogos INEU, apresentado pela professora e pesquisadora Neusa Maria Pereira Bojikian (INCT-INEU/Unicamp). Nele, tratamos da política econômica dos Estados Unidos de Trump 2.0, em especial, de seu tarifaço, e do impacto do Projeto 2025 neste novo governo.
Participou do episódio “O Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos”, do podcast Chutando a Escada, acompanhada de Filipe Mendonça e Fábio de Sá e Silva, em 12 de maio.
Participou do episódio “Primeiros meses do governo Trump (parte 2)”, do programa Diálogos INEU, exibido em 15 de maio. Enquanto Neusa Maria Pereira Bojikian (INCT-INEU/Unicamp) trouxe os principais pontos relacionados com a política migratória em curso nos Estados Unidos, eu abordei o padrão de governança da atual administração republicana.
Leu o relatório “Trump’s First 100 Days: Creating an Imperial Presidency That Harms Americans”, divulgado em 24 abr. 2025 pelo think tank Center for American Progress (CAP). No texto, os autores Michael Sozan e Ben Olinsky analisam a gestão de Trump 2.0 até o momento e criticam seu caráter autoritário e anticonstitucional, destacando os ataques ao Estado de direito e à democracia americana, além de denunciarem os danos que serão causados ao país.
Leu e assistiu às principais entrevistas dadas pelo presidente Donald Trump, por ocasião dos primeiros 100 dias de seu segundo mandato. Para marcar a efeméride, ele conversou com as revistas The Atlantic e TIME, assim como com o âncora e correspondente nacional sênior Terry Moran, da emissora ABC News (transcrição na íntegra), e com Kristen Welker, do programa Meet the Press, da NBC News (transcrição na íntegra).
RAFAEL HEYNEMANN SEABRA, doutor em Economia Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEPI/UFRJ) e colaborador do OPEU
Assistiu ao episódio 96, do programa “Conversas sobre o Mundo Contemporâneo”, intitulado “Trump e as universidades”. Nele, os professores Luiz Carlos Prado, Numa Mazat, Eduardo Bastian e Ronaldo Bicalho, do Instituto de Economia da UFRJ, analisam os ataques de Donald Trump às universidades dos Estados Unidos, destacando não apenas as ameaças às liberdades civis, mas também os impactos mais amplos sobre a hegemonia americana. Discutem o papel estratégico das universidades no sistema nacional de inovação, fortemente vinculado à indústria bélica e sustentado por investimentos estatais de longo prazo, que também beneficiam a indústria civil. Embora os cortes de financiamento público afetem essas instituições, sua diversidade de fontes de recursos lhes confere maior resiliência em comparação a universidades de países como o Brasil. Para os debatedores, o momento atual é ainda mais preocupante do que o macartismo, por representar uma ofensiva contra instituições e contra a ciência em si, o que pode acelerar o declínio relativo dos EUA.
ANDRESSA MENDES, doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas e colaboradora no OPEU
Escutou o episódio “O cerco de Trump a universidades (e a estudantes)”, do podcast Café da Manhã. Nele, é abordada a questão referente ao cerco que Trump tem promovido contra o ensino superior nos EUA, em especial o caso da Universidade de Harvard.
Assistiu ao episódio “Cruzada de Trump contra as universidades”, do programa Diálogos INEU, apresentado pela prof.ª Neusa Maria Pereira Bojikian (Unicamp/INCT-INEU), sobre o que está por trás da cruzada de Donald Trump contra as universidades em seu segundo mandato.
YASMIM ABRIL M. REIS, doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas e colaboradora no OPEU
Escutou o episódio “Trump, China e a América Latina como quintal”, do podcast Café da Manhã. O programa é uma parceria entre o jornal Folha de S. Paulo e o Spotify. A entrevistada do dia foi a professora de Relações Internacionais da ESPM Natalia Fingerman. A pesquisadora explicou a recente disputa retórica entre EUA e China na região, explorando o que isso pode significar para os países latino-americanos.
Publicou no site do Observatório Políticos dos Estados Unidos (OPEU) um informe para a série dos 100 dias do governo Donald Trump, intitulado “Entre oscilações e rompimento: a política externa de Trump 2.0 para a África”, em parceria com a doutoranda Vanessa Bandeira, do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UERJ.
Publicou uma análise do novo documento do Departamento de Inteligência dos EUA no site do OPEU, sob o título “Departamento de Inteligência dos EUA publica nova avaliação das ameaças no governo Trump 2.0”.
Participou do podcast Chutando a Escada, no episódio “Capital identitário e o tarifaço de Trump”, contribuindo com o clipping no final da entrevista. O programa é dirigido pelo pesquisador Filipe Mendonça e teve como participação o professor Vinícius Rodrigues Vieira, que abordou o conceito de capital identitário com base em seu livro Shaping Nations and Markets: identity, capital, trade and the populace rage (Routledge, 2024).
VICTÓRIA LOUISE QUITO, mestranda em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio) e colaboradora do OPEU
Participou, como ouvinte, do II Seminário Internacional de Inteligência Artificial e Direito, promovido pelo Departamento de Direito da PUC-Rio nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2025, no campus da PUC-Rio.
Assistiu ao filme “Pecadores” (2025), ficção histórica de terror que, apesar de fazer parte de um gênero cinematográfico que eu normalmente não assisto, ganhou meu coração. Vejo o filme como uma disputa na comunicação sobre ansiedades compartilhadas, mostrando a perspectiva dos assombros da população negra estadunidense. Vale a pena e vale a análise também. Assista ao trailer legendado logo abaixo (Fonte: One Media Brasil).
* Perdeu as edições anteriores? Confira aqui *
* Revisão e edição: Tatiana Teixeira. Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião do OPEU, ou do INCT-INEU.
** Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA,
com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.