Divulgação

Membros do INCT-INEU são premiados na Abri 2021

Fonte: Twitter institucional

Por Equipe Opeu*

Bruno Huberman | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Academia.edu

Prof. Bruno Huberman

Com o tema “Relações Internacionais e Ciência na Era das Pandemias: Olhares Transdisciplinares sobre Desafios Globais”, o 8º Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (Abri) trouxe boas notícias para a rede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU).

No evento, realizado de forma virtual entre 27 e 30 de julho de 2021, o pesquisador Bruno Huberman, seu orientador de Doutorado, professor Reginaldo Nasser – ambos vinculados ao INCT-INEU –, e o Programa Santiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC SP) foram agraciados com o prêmio de Melhor Tese pela pesquisa “A Colonização Neoliberal em Jerusalém após Oslo: Desenvolvimento, Pacificação e Resistência em Palestina/Israel”.

Doutor e mestre em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas, com bolsa Capes e sob orientação do professor Reginaldo, Bruno Huberman é professor do curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Durante o período de “Doutorado Sanduíche”, foi pesquisador visitante na School of Oriental and African Studies (SOAS) University of London, no Departamento de Development Studies, sob orientação do prof. dr. Adam Hanieh. Além de integrar o INCT-INEU, também é pesquisador do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI/PUC-SP).

O prêmio de Melhor Dissertação foi concedido a Luah Tomas, a seu orientador de Mestrado e pesquisador do INCT-INEU, professor Felipe Loureiro, e ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (PPG IRI-USP) pela pesquisa “Prejudice, Marriage and Motherhood: National and International Perceptions on the 1938 Prohibition of Women in Brazilian Foreign Service”.

No Concurso de Iniciação Científica e Extensão, a bolsista de IC pelo INCT-INEU Débora Lemos Nascentes (UFU) teve a segunda melhor colocação.

Ainda no 8º Encontro da Abri, docentes pesquisadores do INCT-INEU também foram eleitos para a coordenação de algumas áreas temáticas da entidade para o biênio 2021/2023. É o caso do prof. Felipe Loureiro (USP), ao lado de Miriam Saraiva (PPGRI-Uerj), em Análise de Política Externa; da professora Aline Martins (UFG), junto com Ana Garcia (PUC-Rio), em Economia Política Internacional; e da profª Cristina Pacheco (UEPB), responsável por Ensino, Pesquisa e Extensão, juntamente com Daniel Castelan (UFSC).

A nova gestão eleita para os próximos dois anos também contará com professores membros do INCT-INEU: Leonardo Ramos (PUC-MG) assume como secretário-executivo; Felipe Loureiro (IRI-USP) e Marrielle Maia Alves Ferreira (UFU) integram a diretoria; e Henrique Zeferino de Menezes (UFPB), o conselho fiscal.

Olhar sobre os Estados UnidosE, ainda no quesito premiação, apenas para lembrar, o livro Poder e Comércio. A política comercial dos Estados Unidos (Editora Unesp, 2018), de autoria dos pesquisadores do INCT-INEU Tullo Vigevani (Unesp), Filipe Mendonça (UFU) e Thiago Lima (UFPB), foi reconhecido com o Prêmio de Melhor Obra Científica no Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais – Edição 2019.

A obra Poder e Comércio contou com o apoio de inúmeras agências de fomento e universidades, entre elas FAPESP, CAPES, CNPq, INCT-INEU, Editora Unesp, Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMPO E PUC/SP) e as instituições de origem de seus autores.

 

* Com material de divulgação das instituições envolvidas.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitterFlipboardLinkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais