Diálogos INEU

Diálogos INEU: a questão da imigração na fronteira EUA-México

Crédito: Tatiana Carlotti

Por Tatiana Carlotti [Diálogos INEU]

Luis Coronado Guel

Luis Coronado Guel (Fonte: Universidade do Arizona)

No Diálogos INEU desta semana, Neusa Maria Pereira Bojikian (Unicamp/INCT-INEU) conversa com Luís Edgardo Coronado Guel, professor da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, sobre um tema de peso no debate eleitoral e decisivo na escolha dos eleitores por este ou por aquele candidato: a questão imigratória.

Situado a 100 quilômetros da fronteira entre os Estados Unidos e o México, Coronado analisa a relação entre os dois países no que tange à questão, observando o caráter restritivo de várias políticas estadunidenses, em governos democratas ou republicanos, chegando à crise humanitária provocada pelo governo de Donald Trump, que separou famílias, colocando os estrangeiros, crianças separadas de seus pais, em jaulas.

Em ano eleitoral, os atores políticos tentam politizar ainda mais a questão, não se importando em criminalizar os imigrantes. “Há uma tendência política entre os eleitores, que não têm acesso à realidade fronteiriça, de ver a fronteira como um lugar de crise e um perigo para a Nação norte-americana. Isso é explorado por grupos políticos”, afirma Luis Coronado. Em sua avaliação, urge “sensibilizar as novas gerações para que elas entendam que o que está acontecendo no mundo em termos de deslocamento humano”.

Acompanhe a primeira parte da conversa:

Siga nossa programação no Canal do INCT-INEU no YouTube.

Diálogos INEU é um programa de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas são transmitidos sempre às quintas, às 19h.

 

* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mailtatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mailtcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitterLinkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais