Diálogos INEU

Primárias nos EUA: a aparente hegemonia do MAGA no Partido Republicano

Crédito da arte: Tatiana Carlotti

Por Tatiana Carlotti* [Diálogos INEU]

A Superterça, maior dia de votação das primárias nos Estados Unidos, ocorrida no último dia 5, assegurou ao bilionário Donald Trump a liderança entre os republicanos para tentar impedir, em clima de revanche, a reeleição do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais em novembro. Para comentar os resultados nesta primeira fase das eleições presidenciais do país, Neusa Maria Pereira Bojikian (Unicamp/INCT-INEU) conversou com Fábio de Sá e Silva, professor da Universidade de Oklahoma nos EUA.

Sá e Silva questiona a percepção corrente sobre a hegemonia esmagadora do MAGA, o “Make American Great Again”, entre os republicanos. Em sua avaliação, a republicana Nikki Haley expôs importantes bolsões de resistência ao trumpismo.

No programa, ambos também debateram as estratégias entre os democratas, que contam com números positivos na economia, mas ainda não conseguiram capitalizar tais resultados politicamente e agora esbarram em questões sensíveis como a Guerra na Palestina.

Acompanhe nossa programação no Canal do INCT-INEU no YouTube.

Diálogos INEU é um programa de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas são transmitidos sempre às quintas, às 19h.

 

* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mailtatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mailtcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais