Diálogos INEU

DIÁLOGOS INEU – 20 anos da Guerra do Iraque

(Arquivo) Soldados do Exército dos EUA correm para helicópteros UH-60 Black Hawk após realizar uma busca por esconderijos de armas em Albu Issa, Iraque, em 14 mar. 2008 (Crédito: Flickr/SPC Thornberry, 1 rd Platoon, 3-187, 101ST)

Por Tatiana Carlotti*

No último dia 20 de março, completaram-se 20 anos da invasão do Iraque pelos Estados Unidos. O que foi essa guerra, quais seus efeitos na dinâmica da geopolítica do Oriente Médio e os discursos políticos nos Estados Unidos são analisados por Reginaldo Nasser (PUC-SP) em sua participação no Diálogos INEU, apresentado por Neusa Maria Pereira Bojikian (Unicamp-INEU).

Nasser elenca, em ordem cronológica, os principais episódios não apenas da Guerra, mas da política norte-americana para o Oriente Médio, mostrando como o Iraque sempre esteve na mira dos Estados Unidos, sendo alvo não apenas dos “falcões” – os políticos mais belicistas do país – mas também dos democratas, com sanções econômicas e outras ações do governo Clinton. Lembra que o regime iraquiano foi diretamente associado aos terroristas dos episódios de 11 de Setembro, supostamente mantendo armas de destruição em massa, algo jamais comprovado.

“Saddam Hussein era inimigo declarado de Osama bin Laden”, destaca Nasser, que também analisa o saldo da Guerra e comenta a situação atual da região.

Acompanhe nossa programação no Canal do INCT-INEU no YouTube.

Diálogos INEU é um programa de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas acontecem sempre às quintas, às 19h.

 

* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mailtatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mailtcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitterLinkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais