Diálogos INEU

Diálogos INEU – Movimentos autocráticos nos EUA-Brasil: projeções e cenários (3)

Os então presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump em entrevista coletiva na Casa Branca, em Washington, D.C., em 19 mar. 2019 (Crédito: Isac Nóbrega/PR/Flickr)

Por Tatiana Carlotti [Divulgação]

No último programa da série sobre movimentos autocráticos nos Estados Unidos e no Brasil, exibido em 2 de março, Neusa Maria Pereira Bojikian (INCT-INEU/Unicamp) e Fábio de Sá e Silva (Universidade de Oklahoma, EUA) analisam o bolsonarismo e o trumpismo, expondo suas conexões e projetando cenários.

“Tanto o trumpismo quanto o bolsonarismo têm lastro na sociedade”, mas “essa parcela da população é tendencialmente minoritária”, afirma Sá e Silva. Ele observa que, em 2022, a candidatura de Lula e a frente democrática constituída em seu entorno no Brasil, assim como os democratas durante as eleições legislativas nos EUA, comprometeram-se a “assegurar a democracia contra as ameaças autoritárias”. E, de fato, a democracia conseguiu garantir a vitória de Lula e impediu um tsunami republicano nas midterms. Nesse contexto, como ficam o bolsonarismo e o trumpismo?

Assista ao programa (no vídeo abaixo) e se inscreva no nosso Canal.

Diálogos INEU é um programa de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas acontecem sempre às quintas, às 19h.

 

* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mailtatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mailtcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitterLinkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais