Divulgação

Pesquisadoras do Opeu participam do XII Enabed

(Da esq. para dir.) As pesquisadoras do Opeu Luísa Azevedo, Maria Manuela Bittencourt e Yasmin Reis, em 12 ago. 2022, na UFF, Niterói (Crédito: Arquivo pessoal)

Por Equipe Opeu

As pesquisadoras do Opeu Luísa Azevedo, Maria Manuela de Sá Bittencourt e Yasmin Reis representaram o Observatório Político dos Estados Unidos (Opeu) no XII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ENABED), realizado entre 10 e 12 de agosto de 2022, em formato presencial, no campus do Gragoatá, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, no estado do Rio. A edição deste ano teve como tema central “Os Estudos de Defesa e o Bicentenário da Independência do Brasil”.

No evento, Luísa e Maria Manuela expuseram um pôster com resultados da pesquisa intitulada Cooperação em segurança marítima no Chifre da África pela Otan. Como hipótese central, as graduandas consideraram que a cooperação em segurança desempenhada externamente pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) no Chifre da África representa uma ação de desenvolvimento importante no combate às atividades ilícitas no mar.

Uma evidência da importância estratégica da região do Golfo de Áden é a presença militar estrangeira das operações Ocean Shield, da Otan, e Atalanta, da União Europeia, além das Forças-Tarefas multinacionais ligadas à segurança marítima (CTF-150 e CTF-151) da Combined Maritime Forces, iniciativa do Comando Central das Forças Navais dos Estados Unidos (USNAVCENT, na sigla em inglês). Sendo a região do Chifre da África um campo de disputas internas e de potências estrangeiras, a Otan vem expandindo sua atuação para além do Euro-Atlântico.

Conforme constatado com a diminuição de ataques piratas na costa da Somália, o êxito da Operação Ocean Shield corrobora, segundo as discentes, essa política. Como potência externa e principal financiador da Otan, os Estados Unidos têm-se preocupado em expandir sua influência com, por exemplo, a criação, em 2022, do cargo de enviado especial para o Chifre da África, assim como com o resguardo dessa rota marítima estratégica por parte do USNAVCENT.

Já Yasmim Reis apresentou, em coautoria com a mestranda Laryssa Barbosa (ESG), o trabalho intitulado O governo Trump e o conceito de securitização: uma análise da política migratória sob a ótica da Análise do Discurso. Nele, as autoras analisam o processo de securitização da migração no país, na administração de Donald Trump (2017-2021), por meio dos discursos presidenciais e de sua principal rede social: o Twitter.

Para isso, o trabalho fez uso da análise de sentimento aplicada ao software R, a fim de quantificar e visualizar a frequência que o então presidente republicano utilizou a agenda migratória com o objetivo de polarizá-la.

Na pesquisa, as autoras identificaram dois pontos de inflexão na política migratória estadunidense: o 11 de Setembro e o governo Trump. Observaram, ainda, que a contemporaneidade intensifica o fenômeno que pode ser examinado à luz das duas óticas: a do Norte e a do Sul Global.

Para isso, aplicou-se a análise de discurso pela teoria de securitização discursiva da Escola de Copenhague, buscando visualizar o movimento securitizador da migração praticado pelo gestor presidencial. O texto completo poderá ser encontrado nos Anais do evento, que serão publicados em breve.

 

Sobre as pesquisadoras

Luísa Azevedo é pesquisadora voluntária de Iniciação Científica do Opeu, pesquisadora do Núcleo de Avaliação da Conjuntura América do Norte & Central no Boletim Geocorrente – Periódico de Geopolítica e Oceanopolítica e graduanda de Defesa e Gestão Estratégica Internacional do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (Irid/UFRJ).

Maria Manuela Bittencourt é pesquisadora do Opeu, com bolsa de Iniciação Científica (INCT-INEU/PIBIC-CNPq), e graduanda em Defesa e Gestão Estratégica Internacional (IRID/UFRJ).

Yasmin Reis também é pesquisadora voluntária do Opeu e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra (PPGSID/ESG).

 

** Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora Tatiana Teixeira, no e-mailtatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas Newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mailtcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitterFlipboardLinkedin

Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

 

 

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais