Diálogos INEU

Diálogos INEU estreia nova temporada com tema do momento: crise Rússia-Ucrânia

Na mesma direção: o presidente chinês, Xi Jinping (à esq.), e seu colega russo, Vladimir Putin, em Moscou, em 2019 (Crédito: Assessoria do Kremlin)

A escalada do conflito entre Rússia e Estados Unidos, encenado na Ucrânia, é discutido por Héctor Luís Saint-Pierre (GEDES-Ippri) e Neusa Maria Pereira Bojikian (INCT-INEU) neste primeiro Diálogos INEU de 2022.

Coordenador do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES), Saint-Pierre apresenta o tabuleiro geopolítico e analisa as pressões do presidente norte-americano, o democrata Joe Biden, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre a Rússia, que exige o cumprimento dos Acordos de Minsk e deseja discutir os arranjos europeus de segurança, ou seja, o avanço da aliança militar atlântica.

Além dos lucros que a simples ameaça de uma guerra gera para o complexo industrial-militar norte-americano, a guerra apresenta um inimigo externo, útil para Biden no enfrentamento de múltiplas crises. O presidente recebe, inclusive, críticas da ala mais progressista do Partido Democrata, contrário a esse perigoso movimento anti-Rússia do atual governo. Daí a importância, destaca Saint-Pierre, do pacto firmado entre Rússia e China durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022.

Saint-Pierre destaca, também, as transformações em curso. Vivemos em um novo mundo, onde o inimigo não é necessariamente um Estado. Pode ser um grupo, uma empresa, ou qualquer um que tenha condições de comprar dados e usá-los a seu favor.

Confira o primeiro Diálogos do ano no Canal do YouTube do INCT-INEU, ou assista abaixo:

 

*** Para mais informações e outras solicitações, favor entrar em contato com a assessora de Imprensa do OPEU e do INCT-INEU, editora das Newsletters OPEU e Diálogos INEU e editora de conteúdo audiovisual: Tatiana Carlottitcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitterFlipboardLinkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

 

 

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais