Internacional

O acirramento das contradições no Império

O filósofo e professor emérito da York University (Canadá) Leo Panitch (Fonte da imagem: Jacobin)

Uma entrevista com Leo Panitch

Por Ana Garcia, Débora Gaspar e Filipe Mendonça*

Polis - Laboratório de História Econômico-Social UFF - Saiu mais uma edição da revista Marx e o Marxismo, uma publicação marxista aberta para todos os campos do conhecimento social e para aPromovida pela rede Relações Internacionais e Marxismo (RIMA), em parceria com o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e o podcast Chutando a Escada, esta entrevista foi realizada em 6 de novembro de 2020, após a eleição presidencial americana, considerada a mais importante das últimas décadas. Nela, Leo Panitch soube celebrar a derrota eleitoral de Donald Trump, tendo em mente os limites da vitória de Joe Biden, tanto em termos do contínuo (e contraditório) papel imperial dos Estados Unidos, quanto em termos da possibilidade de superar a decadência social interna vivida pela classe trabalhadora estadunidense.

Ele nos adverte que a tentativa de restauração da hegemonia ideológica do império informal, por uma presidência democrata, não será uma tarefa fácil. Também nos ajuda a enxergar além da superfície desses processos, olhando para o potencial de algumas das forças sociais de esquerda, trazidas pelas mesmas contradições que tornaram possível o trumpismo, ajudando-nos a buscar a esperança para além do caos mais visível.

Interessado e profundamente informado sobre a situação política no Brasil, Panitch foi capaz de enquadrá-la nos termos de sua análise, mas sempre nos convidando e estimulando a desenvolver nosso próprio entendimento sobre nossas singularidades. Suas análises sempre mostraram o cuidado para conter alarmismos, evitar conclusões rápidas e buscar sobriedade e lucidez.

 

Edição completa da revista disponível aqui. Para citar a referência completa, usar: GARCIA, Ana; GASPAR, Débora; MENDONÇA, Filipe. O acirramento das contradições no Império: uma entrevista com Leo Panitch. Revista Marx e o Marxismo – Revista do Niep, v. 8, n. 15, 2020.

“O acirramento das contradições no Império: eleição nos EUA e seus impactos”. Entrevista com Leo Panitch, transmitida ao vivo em 6 nov. de 2020, no canal da RIMA no YouTube. Assista também pelo Chutando a Escada.

 

* Ana Garcia é professora adjunta de Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma universidade (PPGCS/UFRRJ). É doutora em Relações Internacionais pelo IRI (PUC-Rio) e mestre em Ciência Política pela Universidade Livre de Berlim, na Alemanha.

Débora Gaspar é professora do Departamento de História e Relações Internacionais da UFRRJ e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional da UFRJ.

Filipe Mendonça é professor do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É autor do livro Poder e Comércio: a política comercial dos Estados Unidos (Editora Unesp, 2018), reconhecido com o Prêmio de Melhor Obra Científica no Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais – Edição 2019. Contato: mendonca@ufu.br.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitterFlipboardLinkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais