Diálogos INEU

Biden e o difícil ajuste entre promessa e realidade

Biden apresenta plano Build Back Better, no complexo da Casa Branca, em Washington, D.C., em 11 ago. 2021 (Crédito: Susan Walsh/AP)

Por Tatiana Carlotti*

Eleito com a promessa de reestruturar os Estados Unidos, recuperar sua liderança global e preparar o país para os desafios do século XXI, o presidente Joe Biden propõe grandes e ambiciosos planos econômicos.

Conseguir implantar sua versão atualizada do pacto keynesiano não será, contudo, tarefa fácil. Além de herdar um dos maiores déficits da história norte-americana, algo em torno de US$ 3 trilhões, Biden enfrenta o fogo amigo democrata e a tradicional resistência republicana a propostas que demandam um maior gasto do Estado, em especial na área social.

Assim, da campanha eleitoral — quando prometeu fazer um pesado investimento em infraestrutura, no parque industrial americano, em inovação e tecnologia e em um modelo econômico mais “verde” e sustentável, criando empregos e adotando programas de benefícios sociais — à realidade do governo, há uma grande distância. Com toda sorte de entraves. Diante dessa conta difícil de fechar, Biden vem pressionando pela taxação dos super-ricos, com uma agenda indigesta para o 1% que manda no mundo.

O cenário acima é apresentado e analisado por Filipe Almeida do Prado Mendonça, professor de Relações Internacionais na Universidade Federal de Uberlândia (IERI-UFU), em sua participação neste 13.º Diálogos conduzido pela professora Tatiana Teixeira (INCT-INEU/IRID-UFRJ).

Diálogos INEU é produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades, todos especialistas em diferentes subáreas dos Estudos sobre os Estados Unidos. Nossos programas são quinzenais e acontecem às quintas, às 19h, no nosso canal do YouTube.

Poder e comércio: A política comercial dos Estados Unidos eBook : Vigevani,  Tulio, Mendonça, Filipe, Lima, Thiago: Amazon.com.br: LivrosReferências citadas ao longo do programa

Chutando a Escada (Podcast), com Carolina Pavese, Débora Prado, Filipe Mendonça, Geraldo Zahran. Acompanhem em: https://chutandoaescada.com.br/

CUNHA, Alexandre Cesar; MENDONÇA, Filipe. Indústria Americana: uma visão sobre a nova realidade do trabalho nos Estados Unidos. In: MIRANDA, Samir Perrone de (org.). Cinema & Humanidades: ensaios multidisciplinares v.2. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. p. 284-300. Versão on-line disponibilizada pela editora.

GARCIA, Ana; GASPAR, Débora; MENDONÇA, Filipe. O acirramento das contradições no Império: uma entrevista com Leo Panitch. Revista Marx e o Marxismo – Revista do Niep, v. 8, n. 15, 2020.

______. Entrevista com Leo Panitch. O Acirramento das contradições no Império. – RIMA YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=OXuWb…

VIGEVANI, Tullo; MENDONÇA, Filipe; LIMA, Thiago. Poder e comércio: a política comercial dos Estados Unidos. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

 

Tatiana Carlotti é assessora de Imprensa do OPEU e do INCT-INEU, editora das Newsletters OPEU e Diálogos INEU e editora de conteúdo audiovisual. Contato: tcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitterFlipboardLinkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais