Internacional

Equívocos e omissões garantiram volta dos talibãs ao poder no Afeganistão

(Arquivo) Soldados americanos monitoram treinamento das tropas afegãs, no Camp Bastion, na província de Helmand, em março de 2016 (Crédito: Adam Ferguson/The New York Times)

Por Isabelle C. Somma de Castro*

As cenas de pessoas tentando fugir do Afeganistão após a volta do Talibã à capital do país, Cabul, são difíceis de suportar e de compreender. Como o grupo, que foi tão cruel com seus cidadãos e cidadãs durante os anos em que governou, símbolo máximo do patriarcalismo e da misoginia, conseguiu voltar ao poder depois de duas décadas de ocupação americana? Como eles renasceram após uma guerra que provocou a morte de quase 200 mil pessoas e consumiu US$ 1 trilhão? O que aconteceu com os esforços para o estabelecimento de um Estado seguro, democrático e, por que não dizer, livre para que mulheres fossem mulheres?

O Afeganistão é uma formação clássica imperialista: linhas de fronteira foram traçadas em disputas entre russos e britânicos. Dentro desses limites, encontravam-se vários grupos étnicos distintos e que também foram separados de seus próprios iguais pela mesma demarcação. Sem litoral, montanhoso, carente de grandes recursos naturais, com comunidades avessas a uma identidade nacional, muitas vezes sem mesmo uma língua comum, o Afeganistão dispôs de poucas características que ajudassem na construção de um Estado-nação, como demonstrou a guerra civil de 1992 a 1996, vencida pelo Talibã.

Para piorar, a localização do país, uma encruzilhada da Ásia Central, provocou a cobiça de impérios. Britânicos tentaram duas vezes ocupar a região no século XIX e não conseguiram. Foram rechaçados pelos insurgentes locais. Soviéticos passaram grandes apuros e, também, saíram derrotados em 1989, depois de uma década com tropas no país. Agora, foi a vez dos americanos que, mesmo depois de terem cantado vitória, estão saindo perplexos com a rapidez da reconquista do grupo fundamentalista.

30 years on, Russia views Afghan war with pride — AP Photos
(Arquivo) Combatentes rebeldes muçulmanos inspecionam tanque soviético capturado em combate com as forças do governo de Cabul, perto de Asmar, no Afeganistão, em 27 dez. 1979 (Crédito: Steve McCurry/AP)

Esse resultado trágico já era previsto por organizações de direitos humanos, especialmente, de direitos das mulheres. E por um motivo muito simples: as duas décadas da nova ocupação estrangeira do país se resumiram a um acúmulo de equívocos e de omissões em série, que culminaram na retirada atabalhoada das tropas americanas e de seus apoiadores, os países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), além dos próprios integrantes da administração afegã.

O primeiro erro cometido, central para o esforço de ocupação, foi dar total ênfase ao estabelecimento de um exército. A maior parte dos vultosos investimentos feitos no país foi na compra de equipamentos e em treinamento militar. Tal escolha é fácil de atender quando conhecemos o lobby da indústria armamentista americana. A lógica foi fortalecer um Estado que se sustentasse pela força. O trágico é que todo esse armamento se encontra nas mãos dos integrantes do Talibãs.

O gasto com equipamentos militares também não resultou em maior proteção para os cidadãos comuns. Enquanto as atenções se voltavam para garantir a segurança em regiões frequentadas pelos estrangeiros, como partes de Cabul, outras ficaram desprotegidas, sem que houvesse qualquer atenção para prevenção, ou Inteligência.  Nos últimos meses, os soldados não receberam nem o soldo. Atentados a bomba  e disputas que eram decididas por vias que não passavam pela Justiça cresceram. Enquanto isso, os combatentes ganhavam novos recrutas e posições com a ajuda do lucrativo tráfico de ópio e com a provável ajuda de atores estrangeiros, como o serviço secreto paquistanês e, provavelmente, o russo.

Nesses 20 anos de permanência no país, as tropas americanas se envolveram em atos de violência que provocaram repúdio entre os afegãos. A ocupação também privilegiou grupos e pessoas em detrimento de outros. E isso ocorreu desde o princípio. As negociações para o estabelecimento de um novo regime no país, que tiveram início nos acordos de Bonn, ainda em 2001, deixaram de lado vários atores locais que poderiam se envolver na reconstrução do país, além de atores regionais, como o Irã e o Paquistão.

O ressentimento com a ocupação americana também ajudou a inflar os quadros dos Talibãs, que pelo menos garantia proteção a seus novos recrutas. Outros, apavorados e sem alternativas, deixavam o país. Milhares de afegãos fugiram dessa situação nas últimas décadas, tentando chegar à Europa para buscar o que não tinham em casa: segurança. A grande maioria se encontra atualmente em condições sub-humanas em campos de refugiados de Turquia, Grécia, Paquistão. A crise humanitária que já era gigante tende a aumentar, considerando-se que agora muitos dos que estão em fuga são profissionais qualificados que sob o novo regime não terão nenhuma perspectiva de colocação.

Outra opção errônea foi estabelecer um sistema político que favoreceu as elites e os “coronéis” locais. Quando houve impasses na formação do governo nacional, em 2014, o governo americano interveio e dividiu o poder entre dois líderes impopulares, em especial por seu envolvimento em corrupção e pelo favorecimento em contratos: Ashraf Ghani e Abdullah Abdullah. Ghani, antropólogo e economista que trabalhou durante décadas nos EUA e desembarcou no país somente em 2002, é o presidente que fugiu do país no dia da chegada dos talibãs a Cabul. Segundo a imprensa internacional, embarcou em um helicóptero com malas de dinheiro.

Severe drought threatens three million Afghans | NRC

No oeste do Afeganistão, mulher carrega água que será usada em casa para beber (Crédito: Enayatullah Azad/NRC)

Várias denúncias contra os governos das províncias também demonstram que o problema da corrupção era generalizado. Mas não vamos culpar somente os afegãos. Do quase US$ 1 trilhão que os EUA investiram no país, somente 2% foram para programas como purificação de água potável e educação, segundo informou Jeffrey Sachs. A maior parte do investimento serviu para cobrir, além dos gastos com equipamentos de segurança, as despesas das tropas americanas. Serviços básicos ficaram por conta de ONGs, que têm promovido uma série de iniciativas para, pelo menos, amenizar os principais problemas dos afegãos. Não houve, portanto, investimentos suficientes para melhorar a infraestrutura do país, educação básica, inclusão política, diminuição da mortalidade infantil, ou materna. Faltaram incentivos para organizar a sociedade civil, promover direitos humanos, iniciativas que gerassem renda sustentável.

Como se não bastassem todos esses erros estratégicos, ainda houve traição: o governo do então presidente Donald Trump assinou um acordo de paz com os talibãs que liberou milhares deles da prisão, e não incluiu a administração afegã. A saída das tropas foi marcada para maio de 2021, mas depois foi estendida para agosto. A partir daí, a tomada de Cabul pelos antigos inimigos era previsível e inevitável. E, pior, muitos daqueles que passaram os últimos 20 anos criticando o Talibã, que apoiaram a ocupação e trabalharam para os ocupantes, foram abandonados e viraram alvos preferenciais. Comunidades minoritárias, como hazaras, uzbeques e tadjiques, que são tão muçulmanos como os pashtuns, grupo étnico de onde vem a maior parte dos talibãs, sabem que não podem contar com a sorte.

Do Muslim Women Need Saving? | Amazon.com.brMas a situação mais sensível é a das mulheres. As afegãs foram alçadas a garotas-propagandas da ocupação, apesar de não terem sido as principais beneficiárias das políticas e dos investimentos americanos. Algumas delas acreditaram que poderiam desafiar o patriarcalismo local, ignorar mandamentos medievais e protagonizar o rumo de suas vidas nas grandes cidades. Mas foram traídas pelos ocupantes e, agora, a todas as afegãs somente restaram perspectivas lúgubres pela frente.

Para se informar sobre a situação das mulheres no Afeganistão, dê preferência a vozes femininas do país. A antropóloga Lila Abu-Lughod já tratou do assunto no livro Do Muslim Women Need Saving?, publicado após a invasão do Afeganistão em 2001. Nele, afirma que temos de ouvir as próprias muçulmanas para entender que existem contextos não muito distantes dos nossos mundos e vidas como pensamos, conectados a instituições estatais, familiares e comunitárias.

A antropóloga americana também chamou a atenção para o fato de que somente a violência de muçulmanos contra muçulmanas é destacada pela imprensa. Quando americanos bombardeiam lares e matam afegãs, israelenses atiram em palestinas e matam palestinas, o tema é naturalizado como sendo dano colateral. Nossa perspectiva tem um único lado. O artigo que deu origem ao livro de Abu-Lughod está traduzido para o português aqui. O texto, que virou um clássico, nunca perde a atualidade, para nosso azar.

Representantes fiéis da comunidade estão no grupo Revolutionary Association of the Women in Afeghanisthan (Rawa), que desde 1977 defende os direitos femininos, e na Afghan Mission Women’s Mission. Há ainda muitas outras escrevendo, ou dando entrevistas em sites progressistas, como o Counter Pounch e Democracy Now. Elas têm muito mais a oferecer sobre a situação feminina no Afeganistão do que os especialistas do chamado Ocidente.

 

* Isabelle Christine Somma de Castro é pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais (Nupri-USP), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para o Estudo dos Estados Unidos (INCT-INEU) e do Grupo de Pesquisa Tríplice Fronteira (GTF/Unila). Concluiu pós-doutorado em Ciência Política (USP) e foi Visiting Scholar na Universidade de Columbia. Tem doutorado em História Social (USP) e Mestrado em Letras (USP). Contato: isasomma@hotmail.com.

** Publicado originalmente no site Marxismo Feminista, em 20 ago. 2021. Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião do OPEU, ou do INCT-INEU.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitterFlipboardLinkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais