Energia e Meio Ambiente

Caso Solyndra ressurge em antipropaganda contra Obama

A instituição republicana Americans for Prosperity (AFP) começou a veicular, no dia 16, uma antipropaganda atacando o presidente Obama e sua política de energia limpa. Fundada por David e Charles Koch, magnatas da indústria petrolífera, a AFP gastou cerca de US$ 6 milhões na internet e nas redes de televisão sobre um caso mal sucedido da política verde da atual administração. Em agosto do ano passado, a fabricante de painéis solares Solyndra decretou falência apesar de ter recebido benefícios do governo. O caso se tornou um escândalo político, permanecendo sob investigação do Congresso e do FBI. A própria Casa Branca, acusada de favorecimento político, teve que tornar públicos documentos e diálogos referentes à Solyndra. A antipropaganda está sendo veiculada em estados onde a preferência da maioria do eleitorado por republicanos ou democratas é indefinida: Iowa, Michigan, Carolina do Norte, Ohio, Virginia e Winsconsin. O vídeo insinua que o incentivo concedido pelo governo foi aprovado para beneficiar um dos investidores da empresa, que também fora arrecadador de fundos da campanha de Obama em 2008. O porta-voz da atual campanha presidencial democrata, Ben LaBolt, disse não se surpreender com as acusações. Para LaBolt, a AFP é contra os incentivos por estar ligada à indústria do petróleo, que conta com diversos benefícios públicos apesar de ser muito lucrativa. Os irmãos Koch, que também estão na origem do movimento de direita Tea Party Express, já financiaram outras investidas contra o presidente Obama e sua política de promoção de recursos energéticos limpos.

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