Diálogos INEU: Geopolítica energética nas relações transatlânticas (parte 2)
(Arquivo) Combustível em alta em postos de gasolina na região metropolitana de Washington, D.C., em 19 jan. 2022 (Crédito: Cory Hancock/FMI/Flickr)
Por Tatiana Carlotti*
Na segunda parte da conversa entre Neusa Maria Pereira Bojikian (Unicamp/INCT-INEU) e o professor Giorgio Romano Schutte (UFABC), o assunto continua sendo a política energética nos países europeus e os interesses dos Estados Unidos, mas agora o panorama histórico é substituído por uma verdadeira aula sobre a atual geopolítica energética envolvendo as principais potências mundiais.
“Se a curto prazo a palavra é resiliência, a médio e longo prazo, é incerteza”, afirma Romano Schutte, ao sintetizar o conflito. Ele lembra, ainda, que não há falta de energia no planeta: o problema é, essencialmente, a alta dos preços.
Acompanhe nossa programação no Canal do INCT-INEU no YouTube.
Diálogos INEU é um programa de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas acontecem sempre às quintas, às 19h.
* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.