Divulgação

Opeu divulga série ‘Relações Brasil-EUA’

Nas próximas semanas, além dos Informes regulares sobre política doméstica e política internacional, o Observatório Político dos Estados Unidos publicará um conjunto de textos sobre diversos aspectos das relações entre Brasil e EUA. Os artigos serão elaborados pelos pesquisadores da rede do INCT-INEU, especialistas em suas respectivas áreas.

O objetivo é oferecer ao leitor do OPEU uma visão geral das relações com aquele que tem sido um dos mais importantes e constantes parceiros comerciais e políticos do Brasil. Ao longo do século XX, não foram poucos os episódios e períodos em que a relação com os Estados Unidos foi um elemento central para a autopercepção e para a construção da imagem internacional do Brasil, visto por si mesmo, assim como pelas lentes de fora.

No momento atual, esta dinâmica volta a se acentuar, exigindo esforços redobrados dos americanistas. Em que áreas há mais possibilidade de diálogo? A aparente sintonia e a convergência política de Donald Trump e de Jair Bolsonaro significarão, necessariamente, mais benefícios para o Brasil? Para além dos canais oficiais, que outros caminhos e atores contribuem hoje para esta parceria? São muitas as perguntas e ainda há muitas outras a serem feitas. Neste sentido, a série ‘Relações Brasil-EUA’ surge como um convite à reflexão conjunta aberto a todos que se dedicam e se interessam pelo tema. Também é um lembrete de que estamos atentos.

A expectativa é que, até o último texto da série, o imbróglio sobre quem será o novo embaixador do Brasil em Washington já tenha sido resolvido. Novos temas virão.

Equipe OPEU

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais