Home

Sobre o OPEU

O OPEU é um portal eletrônico e um banco de dados voltado para política doméstica e externa dos Estados Unidos. Nosso objetivo é desenvolver um canal para difusão de informação e de conteúdo analítico sobre eventos relevantes da atualidade.

Observar o processo de formulação e aplicação de políticas de um país com tamanha relevância global é uma tarefa desafiadora. Desde seu lançamento em outubro de 2010, como iniciativa pioneira do INCT-INEU – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre Estados Unidos, o OPEU publicou mais de 2.500 clippings de notícias, acompanhando assuntos diversos como as ocupações no Iraque e no Afeganistão, as disputas orçamentárias e a reforma da saúde (Obamacare), a revolução do xisto no mercado de energia, as disputas migratórias e, claro, as várias eleições em todo o período.

Responsável pela produção do material,  nossa equipe interna orgulha-se também do papel que desempenhou na formação de inúmeros pesquisadores, jornalistas, acadêmicos, e diplomatas, entre os muitos jovens que trabalharam conosco no acompanhamento da política americana.

Cumprida, porém, a etapa de implantação do OPEU, julgamos que o momento havia chegado para dar um passo adiante, com a substituição, em caráter experimental, dos informes sintéticos por artigos assinados, mais ricos em informação e análise.

O novo site, além de mais bonito, está mais ágil, assegura melhor acesso e proporciona compartilhamento mais fácil em tempos de redes sociais digitais.

Alimentado regularmente por matérias assinadas sobre temas do dia a dia, o OPEU publicará também artigos maiores sobre temas de conjuntura e análises de fundo sobre aspectos distintos da sociedade e da política – interna e externa – dos Estados Unidos. Muito mais versátil do que o anterior, o novo site permite ainda a criação de seções novas, como a de “notas de leituras” para o compartilhamento de informações sobre o material bibliográfico relevante com que lidamos em nossas pesquisas.

O novo OPEU publicará contribuições dos pesquisadores de nossa rede em outros veículos e mídias. Mas não só isso. Publicaremos também, com muito entusiasmo, análises e opiniões de articulistas externos.

Nesse sentido, mais do que uma simples apresentação, esta carta é um convite à comunidade que pesquisa e reflete sobre Estados Unidos para que divulgue seu trabalho pelo OPEU e ajude a fortalecer um nódulo de pensamento denso e crítico sobre esse país, seus papéis e impactos no mundo, e suas relações com o Brasil.

 

Saiba mais sobre o INCT-INEU

Visite o site do INCT-INEU

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais