Grupo de trabalho sobre Estados Unidos na ANPOCS

Para além da surpreendente eleição de Donald Trump, o ano de 2016 trouxe à tona fenômenos que colocam questionamentos urgentes sobre a sociedade e a política nos EUA.

Trump, obviamente, tornou-se o líder de um movimento de insatisfação com a classe política e com os rumos da economia nos EUA. Por vezes, tal movimento assume tons populistas, antiglobalização, nacionalistas, e de caráter xenófobo e misógino.

Por outro lado, mas não menos surpreendente, a incapacidade da candidata Hillary Clinton e da ala majoritária do Partido Democrata em atrair interesse por sua plataforma foi contrastada pelo entusiasmo dos apoiadores de Bernie Sanders, sobretudo frente a eleitores jovens. Sanders, e a ala progressista democrata, tem visões sobre os impactos da globalização e os rumos da política externa dos EUA, que se aproximam, paradoxalmente, das posições de Trump.

Essas tendências e fenômenos tornam-se ainda mais intrigantes na medida em que o ex-presidente Barack Obama deixou o cargo com alta taxa de aprovação, e com a economia em trajetória ascendente e criando empregos.

Tomando distância do cenário político atual, faz-se necessário compreender quais dessas tendências são conjunturais e quais são estruturais. Dos fenômenos recentes, quais são passageiros e quais terão impacto duradouro na sociedade e política nos EUA? Como essas tendências se relacionam com processos políticos e sociais fora dos EUA, tais como o crescimento do nacionalismo na Europa ou a onda conservadora no Brasil e na América do Sul? Quais seus possíveis impactos sociais, econômicos e geopolíticos no mundo?

Para discutir essas e outras questões, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) chama a comunidade acadêmica e pesquisadores trabalhando nas mais diversas áreas de Estudos sobre os Estado Unidos para participar do grupo de trabalho a ser realizado no 41º Encontro Nacional da ANPOCS em Caxambú, de 23 a 27 de outubro de 2017.

Veja a chamada para trabalhos completa aqui.

As inscrições devem ser feitas no site da ANPOCS: www.anpocs.org.br

A data limite para o envio de propostas é 10 de abril de 2017.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais