Lançamento de livro: O Peso do Estado na pátria do mercado, por Reginaldo Moraes e Maitá Silva

O OPEU tem o prazer de anunciar o lançamento de O Peso do Estado na pátria do mercado: Os Estados Unidos como país em desenvolvimento, de Reginaldo Moraes e Maitá Silva.

Este livro mostra o papel decisivo do poder público para desenhar o desenvolvimento dos Estados Unidos. A ação dos estados e governos locais promoveu a construção de infraestrutura na primeira metade do século XIX – e o país foi mudando de cara. O governo federal, sobretudo através da política de doação de terras, impulsionou a disseminação de escolas, gerando infra-estrutura de conhecimento para desenvolver o país. Fez o mesmo com as ferrovias, implementando a ocupação do território. As políticas federais de pesquisa e inovação, principalmente no século XX, ajudaram a constituir a liderança econômica e tecnológica norte-americana. Frequentemente nos apresentam os Estados Unidos como pátria do mercado e da livre-iniciativa, mas essa é apenas metade da estória. Ali, o Estado insiste em existir, implementa políticas, altera o curso das coisas, redesenha o país. São episódios dessa epopéia que o livro retrata, como um exercicio que serve para entender um pouco do grande gigante do norte mas serve, também, para pensar o quanto e como tais lições são apresentadas, aos países hoje em desenvolvimento, como caminho a seguir.

A publicação é da Editora UNESP.

O Peso do Estado na pátria do mercado: Os Estados Unidos como país em desenvolvimento
Reginaldo Moraes e Maitá Silva
Editora Unesp
ISBN13: 9788539305018

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais