Chamada para trabalhos: Estudos sobre EUA na ANPOCS

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) e o Centro de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas gostariam de chamar a comunidade acadêmica e pesquisadores trabalhando nas mais diversas áreas de Estudos sobre os Estado Unidos para participar do grupo de trabalho a ser realizado no 36º Encontro Nacional da ANPOCS em Águas de Lindóia, de 21 a 25 de outubro de 2012.

Esta será a segunda sessão do grupo de Estudos sobre Estados Unidos na ANPOCS, dando continuidade à bem-sucedida reunião em Caxambu, no ano passado.

A data limite para o envio de propostas é 10 de abril de 2012.

O edital completo e as inscrições devem ser feitas no site da ANPOCS: www.anpocs.org.br

Você pode baixar esta chamada para trabalhos clicando aqui.

 

A fim de promover a área de Estudos sobre os Estados Unidos no Brasil, o GT está organizado da seguinte maneira:

Ementa

O objetivo deste grupo de trabalho é abrir um espaço para discussão e debate de pesquisas na incipiente área de estudos sobre os Estados Unidos no Brasil, e assim colaborar com seu crescimento e consolidação. O campo de estudos sobre os EUA no Brasil é amplo, compreendendo aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais, históricos, jurídicos, entre outros. Para contemplar tal pluralidade, o GT está organizado a partir de grandes linhas de pesquisa: (1) instituições e processos políticos, (2) cultura e sociedade, (3) relações exteriores e política de segurança, (4) economia política e governança global. De maneira geral, espera-se que os trabalhos apresentados abordem aspectos como: a compreensão dos fenômenos analisados em si próprios, com referência a sua singularidade nos EUA, ou ainda as similaridades, analogias e implicações dos fenômenos analisados em relação ao Brasil e à realidade internacional.

Linhas de pesquisa sugeridas

Instituições e processos políticos

Estudos sobre instituições e processos políticos nos EUA, incluindo temas como seu modelo de estado federativo; as dinâmicas entre Congresso, Casa Branca e Suprema Corte; as relações entre partidos; financiamento de campanhas; organização comunitária e participação política da sociedade civil; e seus impactos na formulação de políticas públicas e processos de tomada de decisão.

Cultura e sociedade

Estudos sobre cultura e sociedade nos EUA em seus mais diversos aspectos, incluindo tópicos como religião, discriminação racial, imigração, políticas educacionais, ação afirmativa, o impacto da mídia na sociedade, manifestações culturais através da música, cinema, entre outros temas.

Relações exteriores e política de segurança

Estudos sobre relações exteriores dos EUA em diversas áreas temáticas, bem como relações bilaterais com países e para regiões específicas. Da mesma maneira, essa linha de pesquisa visa analisar as doutrinas estratégicas dos EUA, suas políticas de segurança nacional e as implicações geopolíticas de tais posicionamentos.

Economia política e governança global

Estudos sobre a economia política dos EUA e dos impactos de suas iniciativas nas arquiteturas monetária, financeira e comercial internacionais. Da mesma maneira, essa linha de pesquisa visa compreender a participação dos EUA em instituições multilaterais constituintes de processos de governança global, tais como diversas agências das Nações Unidas, OMC, FMI e Banco Mundial, incluindo arranjos menos formais como o G7/G8 e o G20.

 

Coordenador

Sebastião Velasco e Cruz

INCT-INEU / PPGRI San Tiago Dantas / UNICAMP

Coordenador Adjunto

Matias Spektor

CPDOC-FGV

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais